Dicas

Ventilador ou climatizador: qual é o melhor?

Tempo de leitura: 8 minutos

O verão está por vir e se preparar para o calor é o ideal. Entretanto, você sabe qual é a melhor opção entre ventilador e climatizador?

Neste conteúdo falamos sobre algumas características de cada um, quais são os tipos de ventiladores e climatizadores que existem, qual gasta mais energia, quais critérios utilizar na escolha e por fim, se um ou outro é o modelo ideal. Continue a leitura!

Ventilador e climatizador: quais são as diferenças?

O ventilador desloca o ar criando uma corrente de vento que, em contato com a pele, refresca, enquanto no climatizador o ar quente passa por um filtro com vapor d’água que resfria e umidifica o ar para liberá-lo novamente no local.

Além disso, o ventilador tem um custo inferior ao climatizador, entretanto ambos não precisam de instalação. E ainda, o ventilador é mais econômico, porém o climatizador resfria mais o espaço do que o ventilador.

Sobre o local de uso, o ventilador é indicado para locais fechados por fazer circular o ar que já está nele, sem puxar o ar quente “de fora”. Já o climatizador é recomendado para ambientes abertos e regiões mais secas (locais com muita umidade podem criar mofo, além de tornar o aparelho ineficaz).

A respeito do barulho, o ventilador é mais barulhento do que o climatizador. E ainda, vale mencionar que o climatizador é indicado para pessoas com problemas respiratórios, deixando o ar mais úmido e bom de respirar.

Quais são os tipos de ventiladores que existem?

Compreender os tipos de ventiladores que existem facilita no entendimento da melhor opção para suas demandas. Nesse sentido, confira a seguir os modelos mais comuns.

Ventiladores de teto

Ventilador De Teto Venti-Delta Vintage Led Com 4 Pás Marrom / Cobre

O ventilador de teto costuma ser um dos mais procurados por conta da sua capacidade de ventilar todo o ambiente. Também é comum usá-lo em conjunto com o ar-condicionado: enquanto ele refrigera o espaço, o ventilador de teto espalha mais o ar por todo o local.

Outro aspecto positivo dessa opção é que ele contribui para evitar a umidade nas paredes. Além disso, por ficar no teto ganha destaque na decoração, e você pode explorar a criatividade para escolher cor, design e até mesmo recursos.

E ainda, é válido mencionar que ele tem duas funções: a ventilação que joga o vento para baixo e ajuda a refrescar o ambiente; e a exaustão que retira o ar quente do espaço.

Ventilador de teto com controle remoto

Tecnologia e praticidade se unem no ventilador de teto com controle remoto. O grande benefício desse modelo é a possibilidade de controlar a velocidade por controle, sem precisar se levantar e ir até o interruptor.

O bacana também é que o interruptor na parede continua funcionando, permitindo que você alterne entre um e outro, conforme suas necessidades e ele é fácil de ser instalado.

Ventiladores de parede

O ventilador de parede é normalmente utilizado em locais grandes como salas, igrejas, salões, galpões e refeitórios, mas nada impede que você adquira para sua casa. Se você está em busca de um modelo silencioso, esse não é a melhor opção por ser mais barulhento.

Contudo, é um dos mais potentes justamente por ser grande e ter como foco o uso em locais que demandam bastante ventilação. Sobre a instalação, ela também é prática e fácil.

Ventiladores de coluna

O ventilador de coluna, também conhecido como ventilador de pé, é um modelo que proporciona conforto na hora de refrescar o ambiente. Isso porque, você pode direcionar o vento na sua altura, jogando ar pelo local nem muito acima, nem muito abaixo.

Além disso, é fácil de transportar e pode ser muito silencioso a depender da opção escolhida.

Ventiladores de torre

O ventilador de torre é um modelo com um design moderno e diferenciado, que ventila de maneira mais uniforme e ocupa menos espaço, justamente por ser em formato de torre. 

Ele é interessante para locais pequenos já que sua estrutura ocupa mais espaço na vertical do que na horizontal.

Ventiladores de mesa

Ventilador de Mesa Ventisol Turbo 50cm Preto

O ventilador de mesa tem um ótimo custo-benefício. Grande parte das opções disponíveis no mercado são potentes e silenciosos, além de serem econômicos e práticos, podendo levar para qualquer lugar.

Assim como nos outros tipos de ventiladores, você encontra modelos do ventilador de mesa na versão turbo, que oferece um fluxo maior de ar, mas com pouco ruído.

Ventilador climatizador

Esse é um modelo de ventilador bastante interessante por deixar o local mais úmido, ideal para regiões mais secas. Isso porque, enquanto espalha o vento, joga um pequeno volume de água no ar.

É válido citar que essa água não molha os móveis ou qualquer outro item que esteja no ambiente e dentro do raio de alcance do ventilador, pois a água evapora ainda no ar.

Quais são os tipos de climatizadores que existem?

Da mesma forma que os ventiladores, é importante que você conheça e entenda mais sobre os tipos de climatizadores que existem. 

Climatizador tipo torre

O climatizador de torre é um dos mais comuns e procurados por ser compacto e ajudar a refrescar cômodos com facilidade. Outro ponto positivo é que ele é fácil e leve de transportar, podendo ser usado conforme a necessidade de cada cômodo da casa.

Climatizador de parede

As opções de parede são recomendadas para utilização em galpões e salas grandes por precisarem de uma estrutura maior de sustentação. São modelos mais robustos para atender a demanda de climatização de grandes espaços.

Climatizador de teto

Pouco comum, o climatizador de teto é uma alternativa para locais onde as paredes não têm espessura suficiente para aguentar um ou mais climatizadores. O benefício mais nítido é que o ar passa a ser bem mais distribuído.

Climatizador com filtro

Além de refrescar o ambiente, essa opção de climatizador vem com um filtro para reter as impurezas do ar, assim, ao final do processo, o ar sai do aparelho mais fresco e limpo.

O único ponto de atenção quanto a esse modelo é que ele necessita de limpeza com regularidade, por conta do filtro que fica sujo após um tempo de uso. Mantendo ele limpo, a qualidade do ar após o processo é preservada.

Qual deles gasta mais energia?

De modo geral os ventiladores são mais econômicos do que os climatizadores, porém para ter certeza quanto a isso, o ideal é fazer o cálculo de consumo de energia conforme a potência do aparelho.

Calcularemos o consumo de um ventilador e de um climatizador, assim ficará fácil para você entender como avaliar o gasto de energia do modelo que você tem interesse.

A conta tem por objetivo indicar o consumo de energia em kWh, então verifique qual é a potência (W) do ventilador ou climatizador, multiplique pelo tempo de uso em horas (h) e divida o resultado por 1000.

Vamos aos exemplos?

Neste exemplo calcularemos o consumo do Ventilador de Teto Tron Aventador 3 Pás Branco. Ele tem 130W de potência e suponhamos que você utilize 5 horas por dia. Se multiplicar 130W x 5h = 650W / 1000 =  0,65 kWh. Para saber o consumo mensal, basta multiplicar o consumo diário, neste caso, 0,65 kWh pelo tanto de dias que você usou o ventilador.

Se foi utilizado por 20 dias, faça o cálculo 20 x 0,65 = 13 kWh. E quanto isso representa na fatura de energia? Para descobrir basta multiplicar o consumo mensal (13 kWh) pela tarifa de energia da sua casa.

Agora, veremos um exemplo de consumo de energia elétrica do Climatizador de Ar Nobille 4 litros Branco Residencial 80W Ventisol. Ele tem 80W de potência e suponhamos que você utilize 10 horas por dia. Se multiplicar 80W x 10h = 800W / 1000 = 0,8 kWh. Para saber o consumo mensal, basta multiplicar o consumo diário, neste caso, 0,8 kWh pelo tanto de dias que você usou o climatizador.

Se foi utilizado por 20 dias, faça o cálculo 25 x 0,8 = 20 kWh. E quanto isso representa na fatura de energia? Para descobrir basta multiplicar o consumo mensal (20 kWh) pela tarifa de energia da sua casa.

Se analisarmos superficialmente, “parece” que o climatizador consome mais energia, concorda? Entretanto, não sabemos o valor da tarifa de energia. Além disso, outros aspectos mudaram entre um e outro, como o uso em horas e dias durante o mês.

Nesse sentido, tudo precisa ser verificado para de fato dizer qual dos dois é mais econômico.

Quais critérios usar na escolha de um ventilador ou climatizador?

Ao utilizar critérios para escolher seu ventilador ou climatizador, ficará mais fácil de encontrar a opção que o deixe satisfeito. Nesse sentido, confira a seguir os pontos mais importantes para acertar na decisão.

Local de uso e capacidade de circulação do ar

A primeira coisa que você precisa avaliar é o local onde o ventilador ou climatizador será usado. Isso tanto no quesito estético, quanto no espaço disponível para colocá-lo. 

É interessante ter noção da metragem do ambiente onde ele será utilizado para então analisar a área de ventilação nas especificações de cada aparelho. Isso ajuda muito na identificação da eficiência, pois você estará usando conforme a capacidade de ventilação.

Modelo

O tipo de ventilador (teto, parede, coluna, torre, mesa ou climatizador) e o tipo de climatizador (torre, parede, teto e com filtro) também devem ser avaliados. Opte pela opção que mais atende suas demandas.

Potência e tensão elétrica

Também analise a potência do aparelho de interesse e a tensão elétrica da sua casa, se ela é 127V ou 220V. Assim você não corre o risco de ligá-lo e ele estragar por conta da voltagem ser diferente da que é utilizada no local.

Ainda sobre a potência, é válido mencionar que quanto maior a potência, melhor é a capacidade de ventilação. Só fique atento ao consumo de energia. É importante realizar o cálculo que apresentamos no outro tópico para ter clareza sobre o gasto de energia.

Também não deixe de conferir a eficiência energética e se o modelo escolhido tem a etiqueta Procel.

Rotação por Minuto (RPM) do ventilador

Um aspecto relevante que impacta no quanto de ar o ventilador consegue espalhar, é o RPM (Rotação por Minuto). Quanto mais alto for o RPM, mais vento ele irá fazer. Então, não esqueça de verificar essa informação antes de optar por um determinado tipo de ventilador.

Tamanho do reservatório do climatizador

Para que no climatizador o ar quente passe por um filtro com vapor d’água que resfria e umidifica o ar para liberá-lo novamente no ambiente, é necessário que seu reservatório seja abastecido com água.

Quanto maior o reservatório, maior é a autonomia do climatizador e a reposição de água ocorre poucas vezes. Se você usar poucas horas por dia, um reservatório pequeno pode resolver.

Agora, se você deixará ligado praticamente o dia inteiro, por exemplo, escolha um modelo com um reservatório maior.

Climatizador com filtro de ar

Se você quer adquirir um climatizador, não esqueça de analisar as opções com filtro de ar. Esse item é bastante interessante, pois o filtro consegue purificar o ar e matar microorganismos prejudiciais à saúde.

Entretanto, ao optar por um modelo com filtro, alguns cuidados extras serão necessários, como a limpeza e troca do filtro conforme as recomendações do fabricante.

Disponibilidade de peças de reposição

Esse é um critério relevante se pensarmos no futuro. Tanto o ventilador quanto o climatizador podem precisar de reparos básicos depois de um tempo e as peças de reposição podem fazer a diferença.

Nesse sentido, verifique se a opção escolhida tem peças de reposição e se você as encontra com facilidade. Ninguém quer se incomodar com a manutenção, mas pensar nela previamente pode evitar dores de cabeça lá na frente.

Qual é melhor: ventilador ou climatizador?

Como você viu ao longo do conteúdo, são diversos pontos que devem ser considerados, inclusive sua demanda, para ter clareza sobre a opção adequada. 

A verdade é que os dois são bons, apenas você precisa avaliar onde mora, como é a umidade, bem como, quão calor é para então definir o melhor tipo. 

E claro, considerar qual cabe no seu orçamento e se o aparelho atende todas as suas necessidades quanto a economia, ruído e capacidade de resfriar o espaço.

Gostou do conteúdo? Se você já decidiu por um ventilador, não deixe de conferir os melhores modelos e marcas de ventiladores do nosso site!

Avalie o post

Posts recentes

O que é melhor: torneira com purificador de água ou filtro?

Você também deseja ter acesso a uma água cristalina, sem odores, sabores desagradáveis e livre…

3 semanas atrás

Chuveiro híbrido: o que é, como funciona + 5 modelos

Você já ficou sem banho por causa de um corte de energia, problema no sistema…

4 semanas atrás

Como calcular a iluminação de um cômodo?

Sumário 1 Para calcular a iluminação de um cômodo conheça alguns conceitos básicos1.1 Fluxo luminoso1.2…

1 mês atrás

8 passos para escolher a torneira para banheiro perfeita

A torneira para banheiro é essencial nesse ambiente, pois permite que realizemos algumas atividades do…

1 mês atrás

Evite esses 8 erros e transforme a decoração da casa de praia

A decoração da casa de praia exige atenção especial, já que o objetivo geralmente é…

1 mês atrás

Como escolher a torneira gourmet para sua cozinha?

Sonho de consumo para muitos, a torneira gourmet oferece praticidade e funcionalidade à cozinha. Embora…

1 mês atrás