A TV na parede da sala é um dos locais mais visualizados de uma casa, pois é nesse ambiente que a família e os amigos se reúnem para conversar ou assistir a um filme.
Por muito tempo, o painel para TV foi a solução mais econômica para decorar essa parede. No entanto, o mercado evoluiu, e hoje existem novas propostas para esse espaço, como tipos de revestimentos e elementos decorativos.
Nesse sentido, ao longo desse conteúdo apresentamos 5 dicas de decorações e mudanças que você pode fazer na parede da TV, deixando-a moderna e alinhada às tendências atuais. Continue a leitura e confira!
1 TV na parede da sala: tijolinho à vista
Imagem: Pinterest | Imagem: Pinterest | Imagem: Área de Mulher
O tijolinho à vista, também conhecido como tijolinho aparente ou simplesmente brick, é um elemento decorativo que remonta ao passado. Porém, engana-se quem pensa que ele se resume apenas ao modelo clássico feito de argila.
Hoje, existem tijolinhos com texturas, materiais e cores variadas, incluindo versões de espessura menor, e os modelos fabricados com revestimentos cerâmicos, gesso branco ou mesmo o papel de parede com impressão que imita tijolinhos.
Essa versatilidade contribui para a permanência do tijolinho no mercado, sendo considerado um revestimento atemporal que se adapta a diversos estilos de decoração.
Quanto às cores, os tijolinhos escuros são frequentemente utilizados em decorações com estilo industrial ou rústico, enquanto os claros, como bege e branco, combinam bem com decorações contemporâneas ou minimalistas.
Independentemente de você optar pelo tijolinho tradicional ou pela versão de espessura reduzida em outros materiais, é importante saber que existem três tipos de aplicação da argamassa nas juntas dos tijolinhos à vista:
- Junta cheia: a argamassa está no mesmo nível dos tijolinhos
- Junta frisada: os tijolinhos se sobressaem em relação à argamassa
- Junta seca: parece não haver rejunte, mas uma fina camada de argamassa é aplicada entre os tijolinhos.
Dessa forma, você pode explorar a criatividade ao escolher o tipo de aplicação da argamassa ou o material utilizado para instalar os tijolinhos à vista em sua casa.
2 Boiseries
Imagem: Pinterest | Imagem: Pinterest | Imagem: Viva Decora
A boiserie (pronuncia-se boaserrí) surgiu na França no século XVIII e deriva do termo francês bois, que significa madeira. Originalmente, essa técnica era utilizada para revestir paredes com molduras, adornando os interiores de palácios e residências de pessoas influentes.
Hoje, a boiserie é uma opção clássica e versátil de decoração, adaptando-se a diversos estilos e projetos.
A principal diferença entre a boiserie do passado e a atual está na técnica e nos materiais. Hoje em dia você encontra boiseries feitas de EVA, gesso, cimento, isopor, poliuretano, entre outros.
Nesse sentido, se você deseja transformar a parede da TV, deixando-a mais clássica e sofisticada, as boiseries em EVA são uma solução com ótimo custo-benefício e fácil instalação.
3 Pedras naturais
Imagem: ArchDaily | Imagem: Pinterest | Imagem: Casa de Valentina
Uma grande tendência para a parede da TV na sala é o uso de pedras naturais. Elas proporcionam bem-estar, evocam memórias afetivas e ajudam a relaxar, permitindo um contato mais próximo com a natureza.
As pedras naturais podem ser utilizadas em decorações rústicas, mas também combinam muito bem com propostas modernas. Além disso, a madeira é um material que complementa perfeitamente as pedras.
Alguns exemplos de pedras que ficam bonitas na parede da TV incluem a pedra moledo, a pedra ferro e a pedra snow.
Imagem: Mundial Pedras | Imagem: Rose Pedras | Imagem: Multipedras
Essas são apenas algumas sugestões, mas no mercado você acha uma infinidade de opções, desde pedras maiores e sem acabamento, até aquelas que passaram por lapidação.
4 Pintura
Imagem: Pinterest | Imagem: Archtrends | Imagem: Pinterest
Antes de instalar a TV na parede da sala, considere aplicar uma nova cor. Embora a parede branca tenha seu valor, uma tonalidade suave, como creme, ou uma cor mais vibrante, como o Curry Dourado, cor do ano 2025 da Coral, pode transformar o ambiente.
Isso porque, as marcas de tintas estão sempre atentas às demandas dos consumidores, oferecendo novas soluções. Um exemplo é a linha Coral Decora Efeitos Especiais, que tem opções como o efeito velvet, efeito nuage e cimento queimado, que permitem criar nuances de cor e textura que vão além do visual.
E se você gosta do efeito cimento queimado, sabia que a Coral oferece essa textura em 12 cores diferentes?
Assim, pintar a parede da sala renovará o visual do espaço. Além das cores, explore as opções do mercado que agregam texturas e novas percepções ao cômodo.
5 Papel de parede vinílico
Imagem: Mercado Livre | Imagem: Uau | Imagem: Uau
Ano após ano, o papel de parede continua sendo uma solução prática e rápida para transformar qualquer parede de um imóvel. No entanto, a opção tradicional, feita de celulose, é mais frágil e pode se deteriorar com o tempo.
Por isso, nossa dica é investir no revestimento vinílico, que é mais resistente devido à sua composição de plástico. Ao optar por ele, você terá uma decoração bonita e durável.
Em relação às cores, texturas e estampas, escolha tons neutros e texturas sutis, com padrões que lembrem linho, cimento queimado ou linhas discretas. Evite arabescos, formas geométricas e flores, que podem sobrecarregar o visual da sua sala.
Modelos mais discretos farão sua sala parecer mais elegante e evitarão que você enjoe da estampa com o passar do tempo.
E então?
Como você viu ao longo do conteúdo, apresentamos algumas ideias práticas para decorar o espaço da TV na parede da sala de forma bonita e funcional, sem precisar de um painel.
Esperamos que essas dicas tenham te inspirado e que você esteja pronto para transformar a sua sala de estar!
E claro, se você gostou da ideia de decorar a parede da televisão com boiseries, não deixe de conferir nosso blog post sobre Boiserie de EVA: saiba o que é e confira ideias de onde usá-la!
_______
Conteúdos relacionados: