Tempo de leitura: 5 minutos

Quando o assunto é reformar o imóvel, os tipos de revestimentos logo entram em cena. São eles que conseguem transformar os espaços e proporcionar ainda mais conexão entre os elementos e, porque não, entre as pessoas.

Para 2024 alguns revestimentos serão destaque e nós não poderíamos deixar de te mostrar. Nesse sentido, confira os 4 tipos de revestimentos que serão tendência no próximo ano e que você pode utilizar como inspiração para reformar a sua casa!

1 Tipos de revestimentos: os grandes formatos entram em cena

Para o primeiro tipo de revestimento da lista, trouxemos não o modelo em si, mas como ele é comprado e aplicado: estamos falando dos grandes formatos. 

De acordo com informações do site da Expo Revestir, “[…] também conhecidos como lastras ou superformatos, são uma grande tendência do setor de revestimentos e foram destaque na última edição da feira. Para ser considerado um grande formato, o revestimento deve ter medidas acima de 1 metro.”

Esse tipo de formato conta com inúmeros benefícios e é uma opção robusta e elegante para transformar qualquer ambiente da sua casa. Os tipos de revestimentos fabricados nessa proporção em sua grande maioria são os porcelanatos e eles oferecem vantagens como:

  • Praticidade na instalação
  • Facilidade de limpeza
  • Visual amplo (rejunte de até 1mm)
  • Versatilidade de uso (piso da área interna e externa, bancadas, paredes, painéis de TV, cabeceira de cama, etc)
  • Menor geração de resíduo na instalação
  • Durabilidade
  • Existe um maior aproveitamento da peça.

Porcelanato esmaltado Breccia Capraia da Roca CerámicaImagem: Porcelanato esmaltado Breccia Capraia da Roca Cerámica

É fato que o investimento nesse tipo de revestimento é maior, se comparado aos pisos com proporções menores, entretanto, há um ótimo custo-benefício, não só pelo grande aproveitamento da peça, como também pelo visual que essas placas em grandes formatos oferecem ao ambiente.

Ou seja, a sensação de algo inteiro traz ainda mais beleza e sofisticação para o cômodo, principalmente em ambientes amplos.

Nesse sentido, os grandes formatos continuarão a fazer parte dos projetos arquitetônicos e vale a pena você investir neles para transformar sua casa.

2 Porcelanato com formato hexagonal

O revestimento em formato hexagonal é aquele clássico que, quando aplicado, cria um efeito visual de “colmeia de abelha”. Ele vem conquistando os lares por conta da sua versatilidade e opções, variando nos tamanhos, cores, estampas e texturas.

Ele tem sido muito utilizado em peças de porcelanato, mas conforme informações de uma matéria do site da Incepa, “[…] esse tipo de item pode ser feito no formato de pastilhas de vidro ou cerâmica e em material cimentício. Em alguns materiais, os revestimentos têm mais resistência e durabilidade.”

Ou seja, há um universo de possibilidades e combinações que podem ser trabalhadas com esse formato em praticamente todos os ambientes.

Uma Linha que foi destaque na última Expo Revestir e que com certeza vai te inspirar para usar os porcelanatos hexagonais na sua casa é a Linha Caleidoscópio da Ceusa.

Coleção Caleidoscópio da CeusaImagem: Coleção Caleidoscópio da Ceusa

De acordo com informações no site da marca, sobre o conceito dessa Linha, “[…] um giro é capaz de modificar nossa percepção das formas: a lógica do caleidoscópio também vale para essas peças hexagonais, que, ao serem rotacionadas, permitem criar diferentes visualizações para cada composição. São duas combinações de cores: uma mais neutra, que deixa o destaque para as formas em si, e outra bem colorida, que associa rosa e laranja, seguindo uma tendência captada no universo da moda. Há, ainda, peças com cores plenas, que expandem o número de possibilidades criativas.”

É essa desenvoltura que as peças hexagonais proporcionam ao espaço, beleza e personalidade que refletem modernidade ao mesmo tempo que geram conforto visual.

3 Ladrilhos hidráulicos

Os ladrilhos hidráulicos estão entre os revestimentos mais antigos e clássicos da história. Fabricados artesanalmente com cimento, dentre outras matérias-primas, quando prontos, descansam por 24 horas para depois serem submersos na água por mais 8 horas, para por fim serem armazenados por mais alguns dias na sombra.

As peças produzidas são parecidas, mas nunca iguais, o que fornece ainda mais beleza e singularidade para esse tipo de revestimento.

É fato que ele já entrou e saiu de evidência ao longo dos anos, porém nos últimos tempos ele tem feito parte de inúmeros projetos, desde os mais básicos até os mais robustos, justamente pelas opções de formatos, cores, desenhos e texturas únicas.

Quer alguns modelos incríveis de exemplo? No Catálogo 2023 da Decortiles, existem algumas séries da artista plástica Calu Fontes que trabalham desenhos, símbolos, formas geométricas, plantas e animais por meio de cores neutras e vivas.

Coleções da artista plástica Calu Fontes para DecortilesImagem: Coleções da artista plástica Calu Fontes para Decortiles

Como é um revestimento artesanal, é importante se informar sobre os cuidados necessários na instalação e manutenção dessas peças para manter a beleza e durabilidade. 

E ainda, verifique nas informações de modelo que você gostou se ele é mesmo um ladrilho hidráulico fabricado artesanalmente ou não, pois existem certas linhas e opções que visualmente parecem um ladrilho artesanal, mas são porcelanatos estampados.

4 Porcelanato marmorizado

Como o próprio nome sugere, esse porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico que reproduz a aparência de diferentes mármores naturais. O grande diferencial dessa opção, além da durabilidade e facilidade de manutenção, é a questão dele ter um preço menor do que o mármore natural.

Segundo o site da Roca Cerámica, os porcelanatos marmorizados são “[…] peças fabricadas a partir da combinação de argila, feldspato, quartzo e outros materiais, que são compactados e prensados em alta temperatura para formar um material denso e resistente.”

Nesse sentido, se você é apaixonado pelo mármore, mas não quer investir nele pelo alto custo e maior manutenção, o porcelanato marmorizado é uma ótima escolha.

Outro aspecto interessante desse tipo de revestimento é que você encontra no mercado uma infinidade de cores e estilos, com os traços característicos do mármore natural.

A Portobello tem algumas opções de porcelanatos marmorizados, inclusive disponíveis em grandes formatos (também conhecidos como lastras).

Porcelanato marmorizado Calacatta Blanc da PortobelloImagem: Porcelanato marmorizado Calacatta Blanc da Portobello

Vale a pena investir nesse tipo de acabamento se você quer criar um ambiente mais sofisticado e clean, com traços de elegância.

E então?

Gostou das nossas dicas de tipos de revestimentos para você repaginar os cômodos da sua casa em 2024? Todos eles permitem criar composições que entram em sintonia, basta deixar a criatividade fluir. 

O único ponto de atenção sobre os revestimentos e sobre qualquer tipo de acabamento que você vá adquirir para o seu imóvel, é sobre a instalação e manutenção. Esses dois pontos precisam ser verificados e considerados para que você tenha um revestimento bonito e durável.

E já que estamos falando de transformação, não deixe de conferir o nosso blog post sobre 10 tendências de decoração 2024 que você precisa conferir!

Classifique isto post