O spot de embutir recuado é uma luminária versátil e com um ótimo custo-benefício, capaz de transformar a iluminação de inúmeros cômodos.
Além disso, ele é amplamente utilizado em projetos de iluminação, principalmente para destacar objetos e acabamentos, pois seu facho de luz é mais direcionado.
Entretanto, sabemos que podem surgir dúvidas sobre onde usá-lo e como aplicá-lo em determinados espaços.
Para te ajudar, neste conteúdo falamos um pouco sobre ele e como utilizá-lo na decoração da sua casa. Continue a leitura e confira!
Como o próprio nome sugere, o spot de embutir recuado é uma peça embutida no teto que conta com o diferencial de ficar recuada. Ou seja, o acabamento da peça não fica rente ao forro, gesso ou laje, mas recua para dentro.
Essa característica torna essa luminária ainda mais interessante, pois permite criar efeitos de luz no ambiente, além de deixá-la mais discreta na decoração.
Vale mencionar que existe uma solução ainda mais funcional: o spot de embutir recuado direcionável, um modelo que possibilita que você ajuste a direção da luz conforme a necessidade de iluminação do local.
Além disso, existem modelos conforme o tipo de instalação/design: spot de embutir recuado com garras, spot de embutir recuado click e o spot de embutir recuado no frame.
Esse último, o no frame, é um modelo que não tem uma moldura ou borda visível. Quando instalado, normalmente só é perceptível o quadrado recuado e a lâmpada.
Você pode explorar o uso do spot de embutir recuado em diversos espaços, desde que use da forma correta. Confira a seguir as inspirações que separamos para você arrasar na utilização dessa luminária no seu lar!
A cozinha é um dos locais onde é possível explorar com criatividade o uso dos spots de embutir recuados.
Na composição desse ambiente da imagem acima, os spots estão posicionados acima da bancada de refeições rápidas, garantindo uma boa luminosidade para os afazeres nesse espaço, como o preparo das refeições no fogão.
Pelo que conseguimos notar, tanto nos spots, como no painel e na fita de LED, foi utilizada a temperatura de cor da luz amarela (2700K até 3500K).
Em nosso ponto de vista e, considerando as boas práticas de iluminação, nesse cômodo onde são realizadas atividades que necessitam de atenção, como o corte de alimentos, por exemplo, é válido manter uma temperatura de cor da luz neutra (4000K até 5500K).
Voltando para o spot, na cozinha ele também pode ser usado para iluminar nichos ou mesmo um quadro de decoração.
Só um detalhe importante não pode ser esquecido ao utilizar spots na cozinha: eles não devem ser usados sozinhos. O ideal é combiná-los com outras fontes de luz para garantir o fluxo luminoso adequado para esse ambiente.
O banheiro ou lavabo é outro cômodo que pode ter o spot de embutir recuado. Na imagem da esquerda, é possível notar que a iluminação parece ser toda trabalhada com spots de embutir, recuados e não recuados, com temperatura de cor da luz amarela (2700K até 3500K).
Esse tom amarelado cria efeitos na decoração e nas cores escuras aplicadas nas paredes e mobiliário, proporcionando um efeito mais intimista e discreto para esse ambiente.
Como parece ser um lavabo, essa composição ficou bacana, com os spots acima do espelho, pois se trata de um local para uso mais pontual.
Entretanto, se fosse um banheiro de uso diário, o mais indicado para a iluminação do espelho seriam luminárias com luzes frontais, como arandelas ou mesmo fitas/perfis de LED, para favorecer os momentos de autocuidado, como se maquiar ou mesmo fazer a barba.
Os spots de embutir presentes na parede parecem não ser recuados, mas criaram um efeito que destacou toda a beleza do acabamento aplicado, realçando os traços e desenhos.
Já na imagem da direita, temos um amplo espaço de relaxamento, com cubas e uma banheira. Note que os spots de embutir recuados foram estrategicamente posicionados acima dos locais de uso do ambiente: pias e banheira.
Na banheira, eles não estão centralizados, mas recuados um pouco em direção à parede, de modo que, quando a pessoa estiver deitada, os fachos de luz não irão ofuscar a visão.
Neste caso também foi utilizada a luz amarela (2700K até 3500K) de forma assertiva, pois se trata de um cômodo de relaxamento e leveza.
E claro, falando do uso no banheiro, você pode utilizar o spot de embutir recuado também como iluminação “geral” dentro do box, já que é um ambiente que precisa de uma certa luminosidade, mas não precisa ser muito ampla.
O spot de embutir recuado pode ser usado em diversas composições, mas quando desempenha seu papel primário de realçar um objeto ou espaço específico, ele realmente encanta.
Nesses três exemplos acima ele coloca os quadros e a mesa lateral do sofá em evidência. Além disso, seu facho de luz se desenha com perfeição pela parede e, dependendo do modelo, até o chão.
Um aspecto essencial na hora de escolher um spot de embutir recuado é o ângulo do facho de luz. Quanto maior o ângulo, mais difuso e aberto será o facho de luz; da mesma forma, quanto menor for o ângulo de abertura, menos aberto será o facho e mais marcado ele será.
Na prática, na primeira e segunda imagem, da esquerda para a direita, temos spots com ângulos mais abertos. Já na última imagem, da mesa lateral, o ângulo de abertura do facho de luz é menor, então o facho vai mais longe e com maior intensidade.
Para destacar a decoração, é interessante investir em spots de embutir recuados com a temperatura de cor amarela (2700K até 3500K). O ângulo e intensidade da luz dependerão do que você deseja realçar.
Como já falamos em outro tópico, dificilmente você verá o spot sendo usado como iluminação geral, mesmo as opções com um ângulo de abertura maior.
Entretanto, ele pode sim ser protagonista na decoração, inclusive na sala de estar, pois são diversos elementos que podem ser evidenciados por eles.
Na imagem acima, o item que chama atenção à primeira vista é a parede de ripado, que parece ser “lavada” de cima para baixo pelos spots recuados de embutir.
Esse efeito valorizou ainda mais o ripado aplicado de ponta a ponta na parede e criou uma sensação de aconchego, tanto pela forma que a luz se dissipa pelo local, como pela temperatura de cor da luz, que é amarela (2700K até 3500K).
Na mesa de centro, é possível notar pelas sombras criadas que também há uma luminária com luz amarela (2700K até 3500K) acima dela. Madeira e luz amarela é a combinação perfeita para um ambiente aconchegante e intimista.
Pensando na utilização do spot de embutir recuado na sala, você também pode usá-lo para realçar objetos em uma estante ou para iluminar a parede nas laterais da televisão (não use em cima da TV, pois pode prejudicar no momento de assistir).
Você também pode instalá-los atrás do sofá com o foco direcionado para a parede, enfatizando quadros ou mesmo o acabamento.
Lembra que falamos no começo do conteúdo sobre o spot de embutir recuado no frame? Nessas imagens de inspiração, esse modelo de spot é utilizado e o efeito é incrível, concorda?
Quando olhamos para eles de baixo, não parecem muito diferentes dos demais modelos. Entretanto, ao observarmos de uma distância maior, em linha reta, como na primeira imagem da direita, é possível notar apenas um ponto preto no teto e o facho de luz que se estende até os quadros.
A sutileza das fontes de luz em um arranjo moderno e elegante. Se você gosta de elementos discretos e composições sutis, o spot de embutir recuado no frame é uma excelente opção.
O quarto é um dos cômodos em que é possível usar esse tipo de spot em sintonia com outras luminárias. Na imagem da esquerda, os spots de embutir recuados garantem a luminosidade central, com uma temperatura de cor da luz neutra (4000K até 5500K). Percebe como são intensos?
É por conta disso que não devem ser colocados acima da cabeceira da cama. E claro, as arandelas ficaram responsáveis pela luminosidade em cada lateral da cama.
Já na imagem da direita, eles também foram bem posicionados, acima das mesas laterais e um pouco mais a frente, na ponta da cama, onde ficam os pés.
Como já reforçamos ao longo do conteúdo, os spots não devem ser a única fonte de luz de qualquer ambiente. Na composição desse quarto, foi ainda utilizada uma luminária arandela em um dos lados da cama e também parece haver fita de LED aplicada próxima ao teto, ao longo de toda a parede atrás da cama.
Se você não gosta da temperatura de cor da luz amarela (2700K até 3500K) no quarto, não tem problema. Você pode investir na luz neutra (4000K até 5500K) na luminária central e em outra opção de luminária com luz amarela (2700K até 3500K) para pontos específicos.
Nessas situações onde a luz principal é a luz neutra (4000K até 5500K), é interessante optar por modelos dimerizáveis ou com circuitos independentes, assim você pode ajustar a temperatura de cor ou mesmo só acender a luminária que o momento pede.
Sobre o uso dos spots de embutir recuados no quarto, você pode aplicá-los no teto, acima das mesas laterais e também nas laterais da televisão, caso tenha esse eletrônico.
E ainda, outra parte desse espaço que pode se beneficiar dos spots é o guarda-roupa. Você pode instalá-los no teto, próximo às portas, em uma linha reta, garantindo uma boa luminosidade quando precisar procurar alguma peça de roupa.
Em outro conteúdo sobre iluminação para pé direito duplo falamos sobre o uso do spot nesse tipo de local. No caso do spot de embutir recuado, ele ganha ainda mais destaque criando cenas e efeitos que valorizam ainda mais a decoração.
Nas imagens das laterais acima, foram utilizados spots com temperatura de cor da luz amarela (2700K até 3500K), enquanto o ambiente da imagem do centro tem a luz neutra (4000K até 5500K).
Tudo depende do seu gosto, mas, de modo geral, a luz amarela (2700K até 3500K) é amplamente usada em salas de estar e halls de entradas, justamente porque cria essa sensação de elegância e conforto.
Em relação ao tipo de lâmpada para pé direito alto ou duplo, se você quer criar esse efeito da luz “lavar” a parede até embaixo, é importante optar por lâmpadas com um alto fluxo luminoso e com um facho de luz mais fechado, como as lâmpadas AR 70 e AR111, por exemplo.
Até mesmo no quarto infantil é possível explorar a criatividade e usar os spots de embutir recuados para realçar a decoração. No exemplo acima, os spots estão direcionados para a parede com os bichos de pelúcia e os boiseries.
Os dois perfis de LED no teto são os responsáveis pela iluminação geral, enquanto a fita de LED da porta até a janela colabora para o efeito decorativo já criado com os spots.
Lembre-se de utilizar os spots longe dos espaços de descanso, como a cama, o berço, a poltrona de amamentação ou sofá para evitar o desconforto visual.
Além disso, a ideia é que, nesses ambientes de descanso, esse tipo de luminária crie os efeitos em cima de algum objeto para então a luminosidade alcançar o cômodo, mas de forma mais suave.
Como você viu ao longo do conteúdo, o spot de embutir recuado pode ser utilizado em diversas propostas de decoração e em vários locais.
Esperamos que as inspirações que apresentamos te ajudem a aplicar esse modelo de luminária de forma eficaz e bonita na sua casa.
E se você quer entender mais sobre iluminação, não deixe de conferir nosso blog post sobre Luz direta, luz indireta e luz difusa: como usá-las em casa?
Você também deseja ter acesso a uma água cristalina, sem odores, sabores desagradáveis e livre…
Você já ficou sem banho por causa de um corte de energia, problema no sistema…
Sumário 1 Para calcular a iluminação de um cômodo conheça alguns conceitos básicos1.1 Fluxo luminoso1.2…
A torneira para banheiro é essencial nesse ambiente, pois permite que realizemos algumas atividades do…
A decoração da casa de praia exige atenção especial, já que o objetivo geralmente é…
Sonho de consumo para muitos, a torneira gourmet oferece praticidade e funcionalidade à cozinha. Embora…