Tempo de leitura: 9 minutos

Se você está reformando ou construindo, sabe que os detalhes precisam de atenção, principalmente quando falamos da parte hidrossanitária do imóvel.

Até pouco tempo atrás o ralo para banheiro tinha pouca relevância e as pessoas escolhiam aquele modelo quadrado ou redondo 10x10cm em plástico.

Entretanto, o mercado evoluiu, as tendências colocaram esse item em destaque e hoje você já encontra diversos tipos de ralos para banheiro, com possibilidades de materiais e acabamentos para todos os gostos.

Contudo, a decisão do modelo certo para o seu banheiro pode ser complicada por causa dessa variedade de opções e por conta dos tipos de escoamentos.

E para te ajudar, ao longo desse conteúdo apresentamos os tipos mais comuns de ralos e dicas de como definir o modelo ideal! Confira!

Ralos para banheiro: conheça as opções conforme o tipo de escoamento

Antes de falarmos sobre os tipos mais comuns de ralos para banheiro, é importante deixarmos claro o significado e diferenças entre o ralo e a grelha.

O ralo é a parte funcional do sistema de drenagem, ou seja, é a estrutura responsável por receber a água que escorre pela grelha e assim destinar essa água para o encanamento de esgoto.

Já a grelha (tampa), que também podemos chamar de acabamento, é a parte protetora e estética que cobre o ralo e que permite a passagem da água enquanto retém resíduos.

Agora que ficou claro a diferença entre os dois, a seguir apresentamos os principais modelos de ralos para banheiro conforme a funcionalidade e tipo de escoamento.

Ralo sifonado

Exemplo de ralo sifonado

O ralo sifonado, também chamado de ralo molhado, tem esse nome, pois tem um sifão (tubulação com uma curvatura) e normalmente no seu fundo tem um pouco de água armazenada para evitar o retorno dos cheiros ruins. 

Ele é semelhante à caixa sifonada, porém tem apenas uma tubulação de saída e a entrada de água se dá pela grelha (tampa).

E você deve estar pensando: posso usar o ralo sifonado dentro do box do banheiro? Em nossa opinião, ele até pode ser utilizado no chuveiro, mas é uma prática pouco adotada.

Geralmente a caixa sifonada (que falaremos no próximo tópico) é o modelo instalado dentro do box, justamente porque ela recebe a água que vem do ralo do chuveiro e da pia do banheiro e tem capacidade maior de escoamento.

Na dúvida, procure a opinião de um profissional capacitado para definir o melhor layout da tubulação hidrossanitária, para não ter problemas de mau cheiro ou infiltrações.

Caixa sifonada

Exemplo de caixa sifonadaImagens: Site Fortlev

A caixa sifonada também tem a estrutura parecida com a de um sifão e tem um compartimento com água limpa armazenada que, quando a água suja chega, a água limpa se mistura com a água suja, evitando que cheiros ruins subam para o ambiente.

Além disso, ela tem uma saída, sua tampa pode ser no estilo grelha ou tampa cega e ela recebe várias tubulações de esgoto, como o escoamento da pia do banheiro e do próprio chuveiro.

Se você já viajou por um longo período ou mesmo visitou uma casa que estava muito tempo fechada, provavelmente notou um cheiro de esgoto, não é mesmo?

Esse cheiro pode ser da caixa sifonada que está sem água. Como ficou muito tempo sem usar, a água pode ter evaporado, ocasionando o mau cheiro. 

Se você identificar que isso aconteceu, basta colocar água limpa novamente e ela voltará a funcionar perfeitamente e o cheiro desagradável irá desaparecer.

Em relação à sua instalação, ela é normalmente instalada no box, mas também pode ser instalada na cozinha ou área externa.

Dica: a altura do armazenamento de água da caixa sifonada (fecho hídrico) precisa ter no mínimo 0,05m (5 cm), conforme a Norma 8160, caso contrário, o cheiro ruim pode voltar pelo ralo.

Ralo seco

Exemplo de ralo secoImagens: Site Fortlev

O ralo seco tem esse nome por conta do seu funcionamento. Ele não tem o encanamento com a curvatura (sifão), fazendo com que a água escoe rapidamente e fique, então, com a caixa seca.

Ele pode ser usado no box do banheiro, porém, o cheiro de esgoto pode subir por ele, já que não tem a água limpa para eliminar o mau cheiro. E como utilizar o ralo seco no box?

Você não deve conectá-lo diretamente na tubulação de esgoto, mas sim instalá-lo para a água escoar para uma caixa sifonada, assim não corre o risco do cheiro ruim voltar por ele.

Se você está construindo, pode validar essa informação com o profissional responsável pela sua obra. 

Agora, se você quer resolver a questão do mau cheiro no seu banheiro, tem dois caminhos: quebrar o piso do banheiro para instalar a caixa sifonada ou comprar um adaptador para o ralo, que funciona como uma espécie de sifão.

No mercado você já encontra alguns modelos de adaptadores que podem ajudar a evitar o retorno do cheiro do esgoto, sendo uma opção mais acessível e que elimina a necessidade de reformar o banheiro.

Lembrando que o ralo seco não é a opção ideal para o banheiro, justamente por conta do cheiro que pode voltar, principalmente se você não tem como instalar uma caixa sifonada.

Dica extra: existe um tubo de ventilação no seu banheiro?

Suponhamos que mesmo com a caixa sifonada, você sente um cheiro desagradável subir pelo ralo do banheiro. O que pode ser?

A instalação foi incorreta, com o cano de esgoto conectado na caixa sifonada no buraco errado, por exemplo, ou no seu banheiro não tem um tubo de ventilação, “respiro” entre a caixa sifonada e o cano que escoa a água do vaso sanitário.

Esse cano de respiro basicamente funciona como uma barreira, de modo que ao invés dos cheiros ruins do vaso sanitário entrarem na tubulação que vem da caixa sifonada, esse cano de ventilação é instalado antes dela, de modo que o mau cheiro entra nele e vai para fora.

Caso você não tenha essa tubulação no seu banheiro, a falta dela pode ser o motivo do cheiro desagradável e talvez uma reforma seja inviável.

Agora, se você está construindo, esse detalhe é muito importante. Converse com o engenheiro civil do seu projeto para garantir que essa tubulação estará presente no seu banheiro para evitar esse desconforto.

Ralo para banheiro conforme o formato ou acabamento

Agora que você já sabe quais são os tipos de ralos para banheiro que existem e como eles funcionam, a seguir falaremos sobre as opções de ralos conforme o tipo de acabamento e formato.

Ralo linear

Exemplo de banheiro com ralo linearImagem: Blog Grupo Linear

O ralo linear sempre foi muito utilizado em áreas externas como garagem e piscina e, com o passar do tempo e a evolução dos projetos de arquitetura, ganhou novas propostas e passou a ser usado também no banheiro.

Como o próprio nome sugere, ele é um tipo de ralo para banheiro em linha e você encontra no mercado opções de 30 cm até 100 cm e também consegue mandar fazer sob medida.

Além de moderno e sutil, ele não necessita de muita profundidade para sua instalação e, dependendo da escolha da grelha (acabamento) pode ficar bastante discreto no banheiro.

O ralo linear facilita a queda e o escoamento da água, permitindo uma drenagem eficiente ao longo de uma linha. Apenas fique atento ao modelo, pois alguns tipos costumam dar trabalho na limpeza.

Lembre-se que essa opção de ralo precisa do rebaixo para poder ser instalado corretamente (o rebaixo é feito no momento de fazer o contrapiso).

E ainda, como o ralo linear normalmente é um tipo de ralo seco, não esqueça de conectá-lo a uma caixa sifonada para evitar o retorno do mau cheiro. Ou ainda, você pode optar por um modelo com sifão incluso, tudo depende do espaço que você tem para instalação.

Em relação aos tipos de ralos lineares, você acha no mercado opções de ralo linear oculto (o acabamento é o mesmo do piso do local onde ele é instalado) ou com a grelha exposta (como os modelos em inox) e geralmente eles são fabricados em plástico ou inox.

Ralo click

Exemplo de banheiro com ralo click

O ralo click é amplamente utilizado em cubas e pias de banheiros, mas também existem opções que podem ser instalados no chão, e esses são o nosso foco.

Prático e funcional, basta apertá-lo com os pés para que ele destrave e a água comece a escoar. Depois, após finalizar seu banho, basta apertar novamente sobre a área indicada para o ralo ser vedado.

Ele é uma solução interessante para lavatórios, cubas e chuveiros, porém pode acumular sujeira na fenda, entre a parte inferior e superior, dificultando o processo de limpeza.

Mesmo que seu design ajude a evitar que cheiros ruins retornem pela tubulação, é válido instalar um modelo que permita o uso da caixa sifonada, ou então, se não há espaço suficiente, que ele seja conectado a uma caixa sifonada fora do box, por exemplo.

Ralo oculto

Exemplo de banheiro com ralo ocultoImagem: Site Novii

O ralo oculto, também conhecido como ralo invisível, é uma das opções de ralo para banheiro mais desejado em projetos modernos e sofisticados, pois se camufla com o revestimento escolhido para o piso do banheiro.

Basicamente esse modelo conta com uma grade de proteção para a caixa e com uma estrutura que o cobre e que receberá a argamassa e o revestimento definido para o chão do box.

Nesse sentido, ele fica discreto e quase imperceptível, pois o seu acabamento é o mesmo usado em todo o banheiro ou no box. Como o material é o mesmo, a única coisa visível é o recorte entre o ralo oculto e o piso, que permite que a água escorra para a tubulação.

Os formatos mais comuns são os ralos ocultos quadrados, retangulares ou lineares e os tamanhos são diversos. 

O único detalhe negativo dele é a limpeza, pois você precisa desencaixar a grelha (tampa) para efetuar a limpeza e, dependendo do modelo, essa tarefa pode ser trabalhosa.

Como escolher o ralo para banheiro ideal?

Definir o tipo certo de ralo para banheiro requer atenção a alguns pontos importantes, entre eles:

  • Decoração: se você está reformando ou mesmo construindo, deve considerar o estilo da decoração do seu banheiro para escolher o formato e cor do seu ralo
  • Tamanho do ralo: é necessário fazer um cálculo para descobrir a capacidade de vazão que o ralo precisa ter para atender o seu uso no dia a dia com eficácia. Definir o tamanho dele sem ter noção do volume de água que ele deverá escoar e sem considerar o tamanho do banheiro, resultará em transbordamento e um layout desproporcional
  • Material: os ralos para banheiro mais utilizados são fabricados em plástico ou em aço inoxidável. Enquanto a opção de plástico é mais acessível e resistente a impactos, o modelo em aço inox é mais durável e resistente à corrosão. Analise o tipo de ralo que você quer para escolher o material que faz mais sentido. Por exemplo, se você optar pelo ralo oculto com o mesmo revestimento do piso, não precisa investir em um ralo de inox, pois ele não ficará visível
  • Dimensão do piso: se o piso do seu banheiro é feito com peças grandes, como 45×45, 50×50 ou 60×60, em um ambiente muito pequeno, talvez você não consiga fazer o caimento adequado para os ralos comuns. Nesses casos, o recomendado é direcionar o piso para a parede e instalar um ralo linear
  • Atendimento das Normas: fique atento se os ralos e/ou caixa sifonada atendem aos requisitos mínimos presentes nas Normas referentes a essa instalação. Contar com o serviço de um profissional capacitado é indispensável até mesmo para a instalação de um ou mais ralos no banheiro
  • Facilidade de instalação e manutenção: para esse tipo de produto, indicamos que você conte com o serviço de um profissional para realizar a instalação. Agora, em relação à manutenção, alguns modelos como os lineares, sifonados e ocultos podem demandar mais tempo e esforço, justamente porque são cheios de partes e detalhes, que os tornam bonitos, porém pouco práticos de limpar
  • Orçamento: você necessita ter claro quanto está disposto a investir para instalar um ou mais ralos no seu banheiro. Enquanto existem opções de R$ 30,00, também existem no mercado modelos de R$ 300,00.

E então?

Como você viu ao longo do conteúdo, escolher um modelo de ralo para banheiro requer atenção a alguns critérios para que três requisitos sejam atendidos: estética, funcionalidade e manutenção.

Se você notou que precisa de uma caixa sifonada no seu banheiro ou que o projeto da sua casa, que ainda está no papel, não tem a tubulação de respiro, esse é o momento de conversar com o seu engenheiro/arquiteto para alinhar tudo sobre a instalação hidrossanitária.

E claro, se você quer reformar o banheiro, nossa recomendação é que você também procure um profissional para te ajudar a dimensionar o ralo, tubulações e demais aspectos dessa obra.

Sobre o melhor tipo de ralo, você viu que depende muito de como é o seu banheiro, se você precisará quebrá-lo ou se a construção dele está em andamento. 

Mas, de modo geral, todas as opções são interessantes. A única ressalva é que independente do modelo, a caixa sifonada é essencial para evitar o retorno dos cheiros pelo ralo.

Já em relação ao formato e acabamento, você deve ter notado que o que é bonito, não necessariamente é fácil de manter. Se para você a estética é fundamental, então o ralo linear oculto é uma ótima opção.

Agora, se você não quer se incomodar com a limpeza, os modelos tradicionais são os mais indicados. 

Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido suas principais dúvidas sobre ralo para banheiro. 

E se você quer trocar de chuveiro ou mesmo ainda não decidiu qual irá comprar, aproveite para conferir nosso blog post sobre 7 Melhores chuveiros elétricos para o inverno de 2024!

5/5 - (2 votos)