Tempo de leitura: 7 minutos

O toalheiro térmico é um acessório de banheiro que faz toda a diferença na rotina, principalmente em dias frios ou muito chuvosos, pois seca toalhas de banho e, dependendo do modelo, também consegue aquecer o banheiro, deixando-o sempre confortável para um banho relaxante.

Sabemos que ele parece um produto caro e pouco relevante, entretanto, além de já existir no mercado opções acessíveis, ele é cheio de benefícios e esse é um dos tópicos que abordamos ao longo do conteúdo.

Continue a leitura e saiba como ele funciona, onde instalar, quanto consome de energia elétrica, motivos para optar por ele e quais aspectos analisar na escolha!

O que é e como funciona o toalheiro térmico?

O toalheiro térmico, também conhecido como toalheiro aquecido, aquecedor de toalhas ou mesmo toalheiro elétrico, é um porta-toalha que fica ligado na tomada

Na prática, quando ligado, através de um sistema de irradiação de calor, sua estrutura se aquece e repassa o calor às toalhas penduradas, de forma totalmente segura e controlada.

Sobre a temperatura, ela pode variar conforme o modelo e marca, mas o mais comum são as opções com temperatura entre 35°C e 45°C, assim as toalhas molhadas são secas e as que estão secas são aquecidas.

Vale lembrar que o toalheiro térmico não dá choque em nenhum momento, não existe o risco de você se queimar ao encostar enquanto ele está ligado e ele também não danifica as toalhas.

Em relação às funcionalidades, alguns modelos contam com os recursos Liga/Desliga, timer e seleção de temperatura. Entretanto, já é possível achar no mercado com outras funções além destas.

E ainda, quanto aos tipos de toalheiros elétricos, o mais comum é de parede, mas também existem opções de chão e portáteis. Versatilidade e funcionalidade para atender sua rotina.

Onde instalar o aquecedor de toalhas?

O toalheiro térmico, na grande maioria dos casos, é instalado no banheiro, mas isso depende muito da sua necessidade. Ele também pode ser usado na lavanderia, lavabo ou mesmo quarto se, por exemplo, você tem o hábito de sair do banheiro e deixar a toalha pelo quarto.

Lembre-se que próximo ao local de instalação deve ter uma tomada para ligá-lo na energia elétrica e claro, não faça adaptações e não utilize benjamins, para evitar acidentes.

E ainda, sobre a altura, é importante que ao colocar as toalhas você não precise esticar muito os braços, ou seja, é essencial ser uma altura favorável, principalmente se você optar por um modelo de aquecedor térmico para duas toalhas ou mais.

O recomendado é que a barra inferior do toalheiro esteja, no mínimo, 60 cm acima do piso, sobretudo se você tem crianças em casa.

Um dos únicos pontos para ficar atento é quanto à proximidade dele com o box. Ele não deve ser instalado perto ou dentro do box, pois não é a prova d’água e é ligado na energia elétrica.

Quanta energia elétrica um toalheiro térmico consome?

Toalheiro Térmico Docol Cozy Quadrado de Parede Inox PolidoModelo da imagem: Toalheiro Térmico Docol Cozy Quadrado de Parede Inox Polido

Por ser um produto que aquece, é normal pensarmos que consome muita energia elétrica. Porém, dependendo do modelo, ele é econômico, já que são alguns fatores que impactam no consumo de energia, como a potência, tempo e frequência de uso, entre outros.

O ideal é identificar a potência do aquecedor de toalhas e fazer o cálculo para ter uma média de consumo conforme sua realidade.

Na prática, verifique qual é a potência (W) do toalheiro aquecido, multiplique pelo tempo de uso em horas (h) e divida o resultado por 1000

Usaremos como exemplo o Toalheiro Térmico Docol Cozy Redondo de Parede Inox Polido, que tem 55W de potência. Suponhamos que você ligue ele 4 horas por dia. Se multiplicar 55W x 4h = 220W / 1000 = 0,22 kWh. 

Para descobrir o consumo mensal, basta multiplicar o consumo diário, 0,22 kWh, pelo tanto de dias que ele foi usado.

Se você utilizá-lo 30 dias no mês, por exemplo, irá consumir 6,6 kWh. E claro, para saber quanto que esse valor representa na sua fatura de energia, multiplique o consumo em kWh pela tarifa de energia da sua cidade/região.

Essa conta é básica, mas ajuda a ter uma ideia do consumo de energia elétrica não só de um toalheiro aquecido, como também, de eletrodomésticos e eletroportáteis da sua casa. Sempre que for necessário, encontre os dados e faça esse cálculo.

Motivos para comprar um toalheiro térmico para seu banheiro

Se alguma vez você conseguiu colocar as toalhas de banho para lavar em um dia de muito sol e no final do dia recolheu e se secou com uma dessas toalhas após o banho, sabe o quão aconchegante é se enxugar com uma toalha seca, quentinha e com um cheiro agradável.

O toalheiro térmico só não lava as toalhas, mas oferece essa mesma sensação todos os dias, com chuva ou com sol, e esse é um dos principais motivos para você investir em um aquecedor de toalhas para o seu lar.

Ele ajuda se você tem um banheiro sem janela ou com pouca ventilação, principalmente se você mora em apartamento. E claro, ele também pode te salvar de uma toalha úmida no inverno e se você mora em regiões frias ou com uma umidade muito alta.

Vale lembrar que ele não dá choque, é econômico, tira a umidade do ar e, conforme a versão, pode aquecer também o banheiro (verifique nas especificações do toalheiro elétrico escolhido se ele pode ser usado para aquecer também o banheiro, pois não são todos).

Sobre as toalhas em si, ele não danifica, pelo contrário, contribui para que elas tenham maior vida útil, já que ao invés de lavar com frequência, você consegue prolongar os dias de uso. E claro, não podemos esquecer de mencionar a economia de água e energia elétrica que sem o toalheiro é usado para lavar as toalhas regularmente.

Além disso, existe um aspecto muito relevante do aquecedor de toalhas: higiene. Não conseguimos enxergar todos os microorganismos que se proliferam nas toalhas úmidas do banheiro, mas eles existem e podem ser responsáveis por problemas, como dermatites ou alergias.

Nesse sentido, além de evitar o mau cheiro, o toalheiro térmico mantém as toalhas livres de fungos e bactérias que se proliferam com a umidade.

Vale lembrar ainda que ele diminui o uso do aquecedor de ambiente, caso você use para esquentar o banheiro em dias frios e, da secadora, a alternativa mais comum utilizada para a secagem das toalhas.

A economia de espaço também é um ponto positivo desse acessório para o banheiro, já que ele pode ser instalado na parede ou mesmo a versão de chão, ambos são compactos e precisam de pouco espaço para deixar suas toalhas secas e quentinhas. 

Fácil de instalar e usar, dependendo do modelo, você pode programar quando e por quanto tempo o toalheiro aquecido deve ficar ligado. Além disso, ele é seguro por contar com controles para evitar o superaquecimento

São tantas vantagens que é difícil ficar sem um toalheiro elétrico, concorda?

Como escolher um aquecedor de toalhas?

Toalheiro Térmico Docol Cozy Redondo de Parede Inox PolidoModelo da imagem: Toalheiro Térmico Docol Cozy Redondo de Parede Inox Polido

Os primeiros aspectos que você precisa analisar em um toalheiro térmico é a cor e o design. As opções mais comuns são o cromado, branco, preto e aço polido, mas há quem aposte também em aquecedor de toalha dourado, por exemplo.

Já o design, alguns formatos prevalecem, como o redondo e o quadrado. Se o estilo do seu banheiro segue algo mais clean, contemporâneo, o design redondo é uma boa escolha.

Agora, se a decoração tem uma proposta mais industrial, com traços retos e formas retangulares, o toalheiro elétrico quadrado é perfeito.

O material também deve ser avaliado com calma, pois se trata de um ambiente úmido. É essencial que ele seja resistente e durável, como o aço inox, por exemplo, para aguentar esse contato, mesmo que indireto, com a água. 

Outro detalhe importante relacionado ao visual desse acessório é o acabamento. Existem aquecedores de toalhas com acabamento brilhante, fosco, acetinado, polido ou cromado, então é interessante verificar qual tipo de acabamento já está presente nos metais do seu banheiro. Ou, se o projeto está em andamento, vale a pena definir o acabamento do toalheiro térmico em conjunto com os demais metais.

As configurações e recursos também precisam ser analisados. Os mais básicos tem apenas um botão para ligar/desligar o aquecedor de toalhas. Já outras opções vêm com o botão para ligar e desligar, botão timer e botão para ajuste da temperatura conforme sua preferência. Identifique quais funcionalidades são primordiais e opte pelo modelo com tudo que você deseja.

Também verifique a voltagem do seu imóvel e adquira um toalheiro aquecido com a voltagem compatível, que pode ser 127V ou 220V

E ainda, decida pelo tipo de instalação. Ao longo do conteúdo focamos no toalheiro térmico elétrico, mas também existem opções aquecidas através da circulação da água pela estrutura do aquecedor de toalhas

Contudo, saiba que para a instalação do modelo aquecido com água pode ser necessário quebrar parede, enquanto a opção elétrica precisa apenas de uma tomada para conectá-lo na energia.

O tamanho do toalheiro térmico é outro ponto extremamente relevante, já que não adianta comprar para 2 toalhas se sua família tem 4 pessoas, ou seja, há demanda para secar 4 toalhas cada vez, por exemplo. 

Desta forma, considere o número de pessoas (toalhas) e o tamanho do seu banheiro para definir a dimensão do seu toalheiro aquecido. Escolher um toalheiro grande para um banheiro pequeno não ficará visualmente bonito, por exemplo. É necessário equilíbrio. 

E por último, defina a potência do seu toalheiro elétrico. Esse aspecto é crucial para garantir que a demanda de secagem e/ou aquecimento seja atendida com qualidade

Na prática, se você quer um toalheiro apenas para secar e/ou aquecer as toalhas de banho e rosto, uma opção de 50W a 150W, em média, pode atender bem 3 toalhas. 

Agora, se você quer que além de secar/aquecer as toalhas, o toalheiro também aqueça o banheiro, então você precisa investir em um modelo potente, com mais de 500W.

E então?

Como você viu ao longo do conteúdo, o toalheiro térmico é realmente um acessório incrível e indispensável para o seu banheiro. São inúmeros benefícios, inclusive para a saúde, além da praticidade e conforto que ele pode garantir no dia a dia corrido e agitado.

Além disso, ficou claro que ele deixou de ser um artigo de luxo, não apenas pela variedade de opções e preços do mercado, como também, por proporcionar bem-estar e aconchego após cada banho

Esperamos que este conteúdo tenha respondido suas dúvidas, mas principalmente, tenha te convencido a ter um toalheiro térmico no seu banheiro.

E se você quer conhecer alguns modelos, aproveite para conferir as nossas opções de toalheiros térmicos Docol!

 

Classifique isto post