Cozinha

Panela de pressão elétrica vale a pena?

Tempo de leitura: 8 minutos

A panela de pressão elétrica é um eletroportátil muito interessante, pois garante agilidade e praticidade no preparo de diversos alimentos. 

Além disso, ela conta com alguns dispositivos, dependendo do modelo, que tornam o cozimento muito mais seguro, se comparado à opção tradicional dessa panela.

Contudo, existem muitas dúvidas relacionadas a esse tipo de panela de pressão e é sobre elas que falaremos neste conteúdo. Continue a leitura e descubra se a panela de pressão elétrica vale realmente a pena!

Como funciona a panela de pressão elétrica?

A panela de pressão elétrica funciona exatamente como a convencional, mas ao invés de utilizar o fogo para subir a temperatura além do ponto de ebulição, ela usa a energia elétrica para criar o mesmo processo.

A diferença entre ela e o tipo tradicional está nas funcionalidades e opções de uso, que vão além do preparo através da pressão. Entre os recursos existe o cozimento lento, o cozimento sob pressão, manter aquecido e ainda, dependendo o modelo, as funções de assar, fritar e refogar a comida.

Vantagens

  • Cesto removível, facilitando a limpeza
  • Funcionamento simples
  • Panela pode “trabalhar” sem supervisão, já que é possível programar o tempo de preparo dos alimentos através do timer
  • Silenciosa
  • Otimiza tempo na cocção da comida
  • É econômica, pois segura o calor em seu interior e só ativa o aquecimento em alguns momentos durante o preparo
  • Dificilmente a água seca ou os alimentos queimam, pois a liberação de vapor na panela de pressão elétrica é diferente da forma que ocorre na panela de pressão convencional
  • Panela versátil: dependendo do modelo, você pode cozinhar, refogar, dourar, fritar ou assar os alimentos
  • Com ela você consegue preparar receitas doces e salgadas
  • Ótimo custo-benefício
  • Mais segura quando comparada à panela de pressão tradicional
  • Conserva mais os nutrientes, sabores e aromas dos alimentos por não expeli-los para fora da panela com o vapor
  • Desliga automaticamente após zerar o tempo indicado para o preparo dos alimentos
  • A comida se mantém quente com a função aquecer, sem queimar
  • Economiza gás e não ocupa uma boca do fogão
  • Dependendo do modelo, seu cabo de energia pode ser desconectado, assim você pode colocá-la na mesa, facilitando para as pessoas se servirem
  • Cozinha os alimentos de maneira uniforme.

Desvantagens

  • É mais cara que a panela de pressão convencional
  • Dependendo da receita que é preparada, é necessário repeti-la duas ou três vezes, pois sua capacidade em litros pode não ser suficiente
  • Em caso de falta de energia não pode ser utilizada.

O que pode ser cozido nela?

O tipo de alimento que pode ser preparado em uma panela de pressão elétrica depende do modelo e da marca, porém as comidas mais comuns são: sopas, feijão, carnes, frango, arroz, milho, pudim, legumes, iogurte, entre outros.

Nesse sentido, o ideal é analisar nas especificações ou mesmo no manual de instruções da panela de pressão elétrica que você tem interesse, tudo que pode ser preparado com ela.

Pode molhar a panela de pressão elétrica?

Essa informação pode ser relativa, porém avaliamos dois modelos de panelas elétricas de pressão que temos na Lumi, a Panela de Pressão Elétrica Britânia Supreme Gold BPP02G 5L Inox e a Panela de Pressão Elétrica Philco PPP01P 6L Inox Preta e ambas mencionam sobre a limpeza que:

  • Para limpar o recipiente antiaderente onde os alimentos são preparados, você deve removê-lo da panela e lavar com um detergente neutro e uma esponja macia. Depois de lavar, ele precisa ser bem seco antes de encaixá-lo novamente na panela
  • O interior da panela e a área do elemento de aquecimento devem ser limpos apenas com um pano umedecido. Jamais derramar água no interior da panela sem o recipiente instalado
  • Não respingar água ou outros líquidos no corpo do aparelho
  • A parte de cima da tampa e o exterior da panela devem ser limpos com um pano ligeiramente umedecido
  • O produto não deve ser imerso em água.

No manual de instruções ainda é apresentado detalhadamente como lavar outros componentes da panela de pressão elétrica. Entretanto, já ficou claro que ela não deve ser molhada ou mesmo imersa em água, pois pode danificar sua parte elétrica.

Qual é a mais segura: panela de pressão elétrica ou convencional?

A panela de pressão convencional tem um histórico marcado por medo e insegurança e com certeza você já ouviu o relato de alguém que a panela explodiu durante o uso.

Vale mencionar que isso não acontece porque a panela de pressão tradicional é ineficaz em seu papel, mas porque não foi usada da forma correta. Enchê-la de água até o topo ou mesmo deixar secar a água durante o cozimento, são duas situações que podem fazer a panela explodir.

Ou seja, na grande maioria dos casos não foi um mecanismo dela que deixou de funcionar e sim, o seu mau uso que levou ao problema.

Dito isso, a panela de pressão convencional é segura ao serem seguidas as recomendações do manual do fabricante. E essa mesma lógica serve para a panela de pressão elétrica.

Ela também é segura, se forem seguidas todas as indicações do manual. Porém, esse modelo ganha destaque em relação ao tradicional por conta dos dispositivos de segurança que tornam ela ainda mais segura para uso, sem preocupações.

Cada marca e opção de panela conta com recursos diferentes, mas, apenas para exemplificar, analisamos novamente a Panela de Pressão Elétrica Britânia Supreme Gold BPP02G 5L Inox e a Panela de Pressão Elétrica Philco PPP01P 6L Inox Preta olhando agora para o quesito de segurança.

Com isso, identificamos que ambas contam com 9 dispositivos de segurança, são eles:

1 Dispositivo de segurança para o controle do limite da pressão

Durante o funcionamento, se a pressão de cozimento ultrapassar o limite pré-determinado, a válvula de controle da pressão atuará liberando o excesso de vapor, mantendo a pressão dentro dos limites desejados.

2 Dispositivo que impede pressurização indevida

Se a tampa não concluir o curso completo de fechamento, este dispositivo impedirá a pressurização da mesma.

3 Dispositivos de segurança para a abertura e fechamento da tampa

Se a tampa não estiver hermeticamente fechada não haverá formação de pressão. Assim como a tampa não poderá ser aberta enquanto houver pressão dentro da panela.

4 Dispositivo de segurança para a temperatura

A panela desligará automaticamente se a temperatura de cozimento atingir o seu limite ou se não houver alimentos dentro do recipiente da panela.

5 Dispositivo de segurança contra o entupimento da válvula

Este dispositivo mantém a válvula livre de bloqueios, evitando o acúmulo de alimentos.

6 Alívio para excesso de pressão

Se algum dispositivo de controle de pressão falhar, a pressão é liberada com o deslocamento da borracha de vedação neste ponto de alívio.

7 Dispositivo de segurança contra o excesso de pressão

Quando os controles de temperatura e de pressão não funcionarem corretamente ou se a pressão atingir o seu limite máximo, este dispositivo será automaticamente ativado e a válvula soltará automaticamente a pressão.

8 Dispositivo de segurança contra superaquecimento

A panela se desligará automaticamente em caso de superaquecimento do aparelho.

9 Dispositivo de proteção contra excesso de corrente

Se a corrente ultrapassar os limites de segurança, este dispositivo desliga a alimentação do produto antes do aparelho queimar.

Nesse sentido, é notória a segurança e tranquilidade que se tem em relação à panela de pressão elétrica, pois há diversos mecanismos para que ela não exploda ou apresente algum problema durante o uso.

Qual o consumo de energia de uma panela de pressão elétrica?

Até aqui você já percebeu que a panela de pressão elétrica é uma opção interessante, certo? Entretanto, sabemos que o consumo de energia precisa ser avaliado, pois se trata de um eletroportátil potente.

Antes de afirmar se ela consome pouca ou muita energia, o ideal é fazer o cálculo para ter clareza sobre essa informação. E como se calcula o consumo de energia desse aparelho?

A conta tem por objetivo indicar o consumo de energia em kWh, então verifique qual é a potência (W) do aparelho, multiplique pelo tempo de uso em horas (h) e divida o resultado por 1000.

Exemplo: uma panela de pressão elétrica de 900W de potência, suponhamos que você utilize 2 horas por dia. Se multiplicar 900W x 2h = 1800W / 1000 = 1,8 kWh. Para descobrir o consumo mensal, basta multiplicar o consumo diário, 1,8 kWh, pelo tanto de dias que ela foi usada.

Se você utilizá-la 10 dias no mês, por exemplo, irá consumir 18 kWh. E claro, para saber quanto que esse valor representa na sua fatura de energia, multiplique o consumo em kWh pela tarifa de energia da sua cidade/região.

Para exemplificar, pegamos a tarifa Residencial Normal da Celesc, que é de 0,59296. Então, aplicando na conta:

18 kWh x 0,59296 = R$ 10,67.

Olhando assim não é um valor alto, porém é interessante analisar a frequência de uso desse aparelho e considerar o número de pessoas na família, pois esses R$ 10,67 podem ser ultrapassados com facilidade. 

Na dúvida, faça uma estimativa de uso em horas e dias e efetue esse cálculo que apresentamos acima sempre que achar necessário.

Como escolher uma boa panela de pressão elétrica?

Os primeiros aspectos que você deve avaliar em um ou mais modelos de panelas de pressão elétrica é o formato e a cor. Quanto ao formato, grande parte das opções é mais arredondada, similar a uma air fryer, porém mais baixa. 

Sobre a cor, no mercado você encontra as cores clássicas e muito procuradas, que são o inox e o preto, mas também outras cores mais ousadas, como o vermelho, azul e rosa. Essas cores mais vibrantes encantam por impactarem na decoração, porém é mais fácil enjoar delas.

O segundo item que você deve verificar nesse eletroportátil é o quesito da segurança, ou seja, quais recursos existem na panela de pressão elétrica para garantir que seu uso será seguro, desde que você siga as recomendações do fabricante.

Em um tópico do conteúdo falamos sobre 9 dispositivos presentes em dois modelos de panelas que vendemos no site da Lumi, então eles podem nortear sua análise.

Outro detalhe relevante na avaliação é a capacidade em litros da panela. No mercado você encontra opções que vão de 3 a 6 litros. 

Para definir a capacidade, considere o número de pessoas que vivem com você. Se for você e mais alguém, um modelo de 3 litros pode ser interessante. Agora, se forem de 4 a 5 pessoas, o ideal é optar por uma opção maior, de 6 litros, por exemplo.

Esse critério é importante, pois assim você não corre o risco de precisar repetir uma receita várias vezes para atender o número de pessoas da casa.

O consumo de energia elétrica também deve ser analisado. Escolha um modelo, identifique a voltagem e calcule aproximadamente a quantidade de dias e horas que a panela de pressão elétrica será utilizada, assim você consegue ter noção do consumo dela ao longo do mês. 

Ainda há outros pontos a serem verificados

Outro aspecto a ser definido é se você quer que ela tenha o painel analógico (botão de girar) ou digital (touch). No dia a dia e na correria o painel touch pode ser mais prático, porém é realmente um ponto que depende do gosto de cada um. Defina o que você considerar melhor.

As funcionalidades são essenciais, já que elas podem tornar o preparo dos alimentos mais rápido e eficaz. 

Entre alguns recursos que podem estar disponíveis em modelos de panelas de pressão elétrica, queremos destacar os tipos de cozimento, comidas pré-programadas, ajuste do tempo e opções como assar, refogar ou fritar os alimentos, por exemplo.

Os acessórios como o copo de medidas e colher podem tornar o uso da panela de pressão elétrica ainda mais funcional. É sempre bom ganhar junto do produto esses itens.

A garantia também é um elemento interessante de identificar. Ninguém quer que o produto estrague, isso é fato, porém a garantia pode fazer a diferença, principalmente se for de 12 meses ou mais. 

Se você gosta de otimizar a louça e costuma servir no dia a dia as comidas direto nas panelas, por exemplo, saiba que algumas versões dessa panela vem com o cabo da energia removível, ou seja, você pode desconectar da panela e levá-la até a mesa para pegar o alimento direto dela.

O preço também deve ser avaliado, pois existem diversos modelos com preços que oscilam entre R$ 300,00 a R$ 1.400,00, em média. Analise o que é viável dentro do seu orçamento, só lembre de definir esse ponto junto aos demais aspectos que são essenciais.

E claro, pesquise e confira a opinião de outros clientes sobre a panela que você gostou. Alguns detalhes importantes você pode saber através dessas opiniões.

E então?

Agora resta a dúvida se a panela de pressão elétrica vale ou não a pena, certo? Em nossa opinião ela vale a pena por conta de todos os benefícios que listamos ao longo do conteúdo, mas principalmente pela agilidade que ela oferece no preparo das refeições, bem como, pelos dispositivos de segurança.

E justamente por ela fazer tanta diferença no dia a dia, é essencial avaliar todos os critérios que apresentamos para a escolha ser eficaz, conforme a realidade e rotina dentro da sua casa.

Se você já sabe como quer sua panela de pressão elétrica, não deixe de conferir os modelos disponíveis no site da Lumi!

Classifique isto post

Posts recentes

Kit para caixa acoplada: guia definitivo para acertar na escolha

Mesmo que você tenha comprado o melhor kit para caixa acoplada, ele pode apresentar problemas…

20 horas atrás

Triângulo da funcionalidade: saiba o que é e como aplicá-lo na cozinha

Independente do tamanho da cozinha, existem três itens que são essenciais nesse local: geladeira, pia…

7 dias atrás

Cuba colorida para banheiro: vale a pena?

De um espaço básico e de uso rápido, o banheiro ganhou notoriedade ao longo do…

1 semana atrás

10 sugestões de pendentes e lustres para sala de jantar

A sala de jantar é um cômodo da casa onde as pessoas se reúnem para…

2 semanas atrás

Dimerização: saiba o que é e as vantagens de usar na iluminação

A tecnologia por trás da iluminação evoluiu ao longo dos anos e a cada dia…

2 semanas atrás

Black Friday Lumienergy 2024: vantagens + dicas para aproveitar

A Black Friday é uma data especial e muito aguardada por todos os consumidores por…

3 semanas atrás