Dicas

Iluminação para cozinha: 3 dicas para não errar

Tempo de leitura: 4 minutos

A cozinha, querendo ou não, é um dos ambientes que mais passamos tempo, seja cozinhando ou apenas conversando após uma refeição. Assim sendo, ela merece uma atenção especial para que se torne um local agradável para tais momentos.

A iluminação é uma peça chave para isso, pois ela é extremamente importante para deixar o ambiente aconchegante e confortável. Em outras palavras, ela determina muito do quão sério ou despojado o local é.

Além disso, as atividades culinárias realizadas nesse cômodo ficam muito mais fáceis e seguras com a iluminação adequada. As luminarias para cozinha ideais trarão vida, cor e personalidade ao seu espaço.

Iluminação natural

Antes de começarmos a pensar em luminarias para cozinha, precisamos analisar as fontes de luz natural que o ambiente terá. Embora a maioria das pessoas usem mais a cozinha à noite, principalmente durante a semana, também é preciso pensar em como a luz do dia irá agir nesse local.

Em qualquer cômodo da sua casa o ideal sempre será a iluminação e a ventilação natural, portanto aproveite esses atributos o máximo possível. Na cozinha, invista em janelas, portas de vidro e até clarabóias.

Após isso pensaremos em luminarias de LED para cozinha (pois possuem mais benefícios e são mais econômicas) para compor a iluminação artificial.

Iluminação artificial

Depois de explorar ao máximo a iluminação natural sem criar excessos, é hora de planejar as luminárias para a cozinha. Sabemos que esse é um tema que gera muitas -dúvidas e vamos tentar te ajudar!

Lâmpadas de LED

A nossa primeira dica de iluminação neste tópico é para investir em luminarias de LED para cozinha. Elas exigem um investimento inicial um pouco maior, mas compensam pela sua longa vida útil e por serem extremamente econômicas. Além disso, elas estão disponíveis no mercado em mais modelos, potências e cores.

Luz em camadas

Na cozinha, assim como em outros cômodos, você deve priorizar a iluminação feita em camadas. Antigamente a iluminação da cozinha era feita apenas com uma lâmpada ou luminária centralizada e ela que iluminava o ambiente inteiro. Com a evolução das tendências decorativas, isso também mudou.

O ideal para iluminar um ambiente é você mesclar entre uma fonte de iluminação central e direta com outros pontos de iluminação indireta, posicionados estrategicamente.

Esse modelo de iluminação permite que o local esteja sempre iluminado na medida certa e focado na atividade que está sendo realizada.

Tentar iluminar a cozinha com somente uma fonte de luz é um erro muito comum e deve ser evitado. Entretanto, é importante prestar atenção na quantidade de luminárias instaladas: a luz artificial em excesso causará desconforto e cansaço às vistas.

Modelos de luminarias de LED para cozinha

Depois das nossas dicas de iluminação mais gerais, chegou o momento de pensar especificamente na sua cozinha e em quais modelos de luminárias funcionarão para esse ambiente.

É sempre válido lembrar que não existe certo ou errado nesse assunto: existe apenas indicações do que pode funcionar melhor para determinado ambiente.

Plafons de LED

Os plafons são os principais escolhidos quando falamos de uma iluminação geral para a cozinha. Eles possuem um design mais minimalista e iluminam de uma maneira mais sutil e uniforme. Esse modelo de luminária vem em diversos tamanhos, potências e tonalidades.

Ele é ideal para ser usado mais centralizado na cozinha e fazer a iluminação primária do ambiente. Você pode escolher em usar mais peças de tamanhos menores ou usar uma única peça maior.

Pendentes

Os pendentes também são grandes queridinhos quando o assunto é iluminação para a cozinha. Eles adicionam modernidade e beleza ao ambiente. Dependendo de como eles são utilizados, também compõem uma iluminação mais direta.

Eles podem ser instalados em cima de bancadas, usando um ou mais modelos, iguais ou semelhantes, de acordo com o tamanho do móvel. Também podem ser utilizados em algum canto da cozinha que você deseja dar mais destaque, fica a seu critério.

Quando houver na cozinha uma mesa pequena utilizada para refeições cotidianas, o pendente é uma boa escolha. Ele proporcionará uma iluminação mais sutil, mas na medida certa.

Se você ficou interessado e quiser saber mais sobre os pendentes, temos um guia completo de como escolher nesse link: Clique aqui!

Spots de LED

Os spots de LED são perfeitos para criar pontos de destaque e criar uma luz versátil. Os spots podem ser instalados com trilhos eletrificados ou embutidos no gesso. Em ambos os modelos as luminárias podem ser ajustadas na direção que você desejar. Elas são ideais para dar destaques à armários, texturas nas paredes e outros detalhes.

Fita de LED

As fitas de LED compõem uma categoria de iluminação que puxa mais para o viés decorativo do que funcional.

Ela é utilizada para dar efeito à sancas de gesso, armários, quadros, nichos e bancadas. Extremamente fácil de ser utilizada e com um ótimo custo benefício, as fitas de LED trazem elegância e modernidade ao ambiente.

Lustres

Os lustres (por serem maiores, terem mais personalidade e presença) são mais delicados de serem escolhidos de maneira que fiquem em harmonia com a cozinha.

Esse modelo de luminária pode ser uma boa escolha quando a cozinha em questão é grande e o lustre não ficará perto da bancada onde são preparadas as refeições.

Para entender mais sobre lustres e qual o melhor modelo para o seu ambiente, confira neste link: Clique aqui!

5/5 - (10 votes)
Compartilhar

Posts recentes

Kit para caixa acoplada: guia definitivo para acertar na escolha

Mesmo que você tenha comprado o melhor kit para caixa acoplada, ele pode apresentar problemas…

1 dia atrás

Triângulo da funcionalidade: saiba o que é e como aplicá-lo na cozinha

Independente do tamanho da cozinha, existem três itens que são essenciais nesse local: geladeira, pia…

1 semana atrás

Cuba colorida para banheiro: vale a pena?

De um espaço básico e de uso rápido, o banheiro ganhou notoriedade ao longo do…

1 semana atrás

10 sugestões de pendentes e lustres para sala de jantar

A sala de jantar é um cômodo da casa onde as pessoas se reúnem para…

2 semanas atrás

Dimerização: saiba o que é e as vantagens de usar na iluminação

A tecnologia por trás da iluminação evoluiu ao longo dos anos e a cada dia…

2 semanas atrás

Black Friday Lumienergy 2024: vantagens + dicas para aproveitar

A Black Friday é uma data especial e muito aguardada por todos os consumidores por…

3 semanas atrás