Tempo de leitura: 8 minutos

A Expo Revestir 2024 é a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina destinada a profissionais do setor de arquitetura, design de interiores, construção e revenda de materiais de construção.

A sua 22ª Edição aconteceu entre os dias 19 e 22 de março no Pavilhão São Paulo Expo e foi um grande sucesso, impulsionando o mercado com lançamentos, tecnologias e inspirações.

Se você quer conferir os principais insights e tendências da feira, continue a leitura e se surpreenda com as novidades deste grande evento!

O que é a Expo Revestir 2024?

Como já mencionado na introdução, a Expo Revestir 2024 está consolidada entre as três maiores feiras do segmento no mundo, sendo um ponto de encontro para profissionais de revendas, construtoras, arquitetura e design de interiores.

O espaço que sediou a feira foi o Pavilhão São Paulo Expo, onde 65 mil metros quadrados reuniram mais de 300 marcas para apresentar o que há de melhor em inovação, design e tecnologia no mercado de revestimentos e acabamentos para a construção civil.

Quem promove a Expo Revestir é a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer)

De acordo com informações do próprio site da feira, […] a entidade trabalha há 40 anos representando institucionalmente a indústria brasileira de cerâmica e promove o seu desenvolvimento, competitividade e a ampliação de mercado para seus produtos. […] Não à toa, o Brasil é hoje um dos principais protagonistas mundiais de revestimentos cerâmicos, sendo o terceiro maior produtor e consumidor do mundo, com exportação para mais de 110 países.

Um aspecto que merece destaque foi a divisão da feira para que os visitantes e profissionais pudessem aproveitar ao máximo tanto no quesito negócios, quanto no quesito tendências e insights.

Os dias 19, 20 e 21 de março foram destinados aos negócios, também chamados de Business Days, de modo que foi oferecido atendimento personalizado para quem desejava estreitar as relações comerciais, fechar negócios e contratos e ampliar o networking com fabricantes.

Depoimento Jonathan

Já no dia 22 de março foi o Creative Day, ou seja, um dia da feira focado na imersão em tendências e conteúdos voltados para o público que queria se atualizar e conhecer, em primeira-mão, os mais recentes lançamentos do mercado.

Principais tendências e insights da feira

Antes de falarmos sobre as tendências, não podemos deixar de mencionar alguns temas e assuntos que ficaram em evidência em produtos, tecnologias, texturas, materiais e processos de fabricação.

A sustentabilidade foi percebida na Expo Revestir 2024 em todos os cantos. Desde os pisos emborrachados fabricados com garrafa PET, até a estrutura de alguns stands, como o da Docol, que foi reaproveitado de edições passadas.

Nos revestimentos, foi possível encontrar novidades em formatos menores, como as opções trazidas pela Portobello, oferecendo maior liberdade de criação nos projetos, ao mesmo tempo que reduz as sobras e resíduos após a obra.

Além disso, algumas marcas já estão aderindo à prática de permitir que o cliente envie novamente para a fábrica as sobras de alguns materiais, principalmente de linha de acabamentos e revestimentos.

E a preocupação com o uso racional da água também foi perceptível nos lançamentos, como o Chuveiro Mix&Match DocolRain, que tem arejadores que criam jatos que despertam a sensação de banho de chuva ao mesmo tempo que colabora para a economia de água.

Outra temática muito presente em todos os stands, produtos e tecnologias foi a questão da humanização e o objetivo maior de agregar no dia a dia das pessoas com soluções reais, personalizadas e funcionais

Muito além de atender uma função, revestimentos e acabamentos criam sensações, percepções e memórias afetivas.

Depoimento Jonathan

E ainda, não podemos deixar de falar dela: a natureza. Ela que sempre será protagonista no mercado de acabamentos e revestimentos, justamente porque possibilita que cada pessoa se encontre e se conecte com sua essência, por meio de cores, texturas, formatos e produtos.

Agora que você já sabe os temas que estiveram em destaque na Expo Revestir 2024, confira a seguir as principais tendências que selecionamos para compartilhar com você.

Porcelanato sempre em evidência

Vai ano, vem ano, o porcelanato não sai de moda. Pelo contrário, ele se renova e a cada nova edição da feira opções surgem para surpreender arquitetos e designers com cores e desenhos únicos, trazendo ainda mais aplicabilidade para esse material que é sucesso em projetos residenciais e comerciais.

Você lembra que pontuamos que a natureza estava em destaque? A Embramaco levou para a feira o porcelanato Gran Folliage, que retrata a sensação do brilho do orvalho exposto à luz do dia

Porcelanato Gran Folliage — EmbramacoImagem: Porcelanato Gran Folliage — Embramaco

E não foram só as estampas, que remetem à natureza, que encantaram quem passou pela feira. O clássico, antigo, também esteve presente neste material e em alguns produtos.

A Castelli apresentou a Linha Oxydato, buscando traduzir os materiais imperfeitos devido à ação do tempo. Remetendo a uma chapa metálica, os porcelanatos dessa linha oferecem ao ambiente um visual contemporâneo e industrial. 

Porcelanato Oxydato — CastelliImagem: Porcelanato Oxydato — Castelli

Vale mencionar que os acabamentos e revestimentos em pequenos formatos estão ganhando o mercado, mas ainda, sim, os grandes formatos continuam em evidência.

A Vite Porcellanato, a Portobello e a Roca Cerámica levaram para a feira alguns lançamentos em grandes formatos onde as cores e formas estão ligadas à natureza. Tons neutros e tons escuros se conectam em peças únicas.

Porcelanato Opus — PortobelloImagem: Porcelanato Opus — Portobello

Piso laminado quadrado e em grande formato

Mármore Imperador — EucafloorImagem: Mármore Imperador — Eucafloor

Os grandes formatos estão em todos os lugares e, gradualmente, podem ser encontrados em outras soluções de materiais, como a novidade da Eucafloor, a Linha Square, que conta com placas quadradas de piso laminado em uma dimensão de 906 x 906mm

Com 8 mm de espessura, essa linha é sinônimo de obra rápida e seca, instalação simples e sem perdas

Fabricado com madeira de eucalipto proveniente de florestas cultivadas, possui selo FSC, é benéfico ao meio ambiente, além de ser um produto com conforto térmico.

Metais com estilo clássico

Misturadores da Linha Pérola — DecaImagem: Misturadores da Linha Pérola — Deca

A Deca levou para a Expo Revestir 2024 uma Linha que transita entre o passado e o futuro, definindo a personalidade do ambiente com um toque clássico em releitura contemporânea.

A Linha Pérola é inspirada na joalheria e nos produtos clássicos da Deca, revisitando a história da marca para trazer um novo conceito que equilibra passado e presente em uma roupagem atemporal.

Depoimento Jonathan

Torneiras, misturadores de mesa e parede e acabamentos para registro da Linha podem ser utilizados em diversas propostas arquitetônicas. Com acionamento em cruzeta de cinco hastes, formato que marcou época, a Linha se destaca por manter a memória afetiva e garantir maior ergonomia e facilidade no uso.

Acabamentos e revestimentos de garrafa PET

Fachada Ventilada - TrisoftImagem: Fachada Ventilada – Trisoft

A Trisoft tem mais de 60 anos e usa toda a sua excelência produtiva para atender mais de 100 segmentos industriais, produzindo mais de 25 mil itens usando como principal matéria-prima a lã extraída de garrafa PET reciclada

Em relação ao número de garrafas PET retiradas do meio ambiente, estima-se que até o momento, tenham sido 5,5 bilhões.

Entre os produtos em evidência na Expo Revestir 2024 estavam a Fachada Ventilada (permite uma camada de ar entre a parede externa e a fachada, promovendo a ventilação natural que ajuda a regular a temperatura interna); o Airmax (revestimento que pode ser usado como divisória de ambientes, forro, parede retro iluminada, baffles, entre outros); e o Sky Flow (material flexível que pode ser personalizado em relação às cores, tamanho, comprimento e altura).

A cerâmica e as percepções sensoriais

Anticatto Olaria Lotus — LepriImagem: Anticatto Olaria Lotus — Lepri

A Lepri apresentou na feira opções de cerâmicas que, por conta das texturas e formatos, remetem ao acolhimento e às memórias afetivas, resgatando, ao mesmo tempo, o contato com a natureza, pois são fabricadas com argila

Conforme informações da matéria publicada no site da Expo Revestir, “nesta edição da Expo Revestir apresentamos linhas de revestimentos cerâmicos que proporcionam uma experiência sensorial aos consumidores e um resultado estético contemporâneo e minimalista para os projetos de interiores”, afirma Ludmila Lepri, diretora de marketing.

Atrelado a essa busca das pessoas por acabamentos e revestimentos que permitem essa conexão com o eu interior e com memórias afetivas, os pequenos formatos também entram em cena, justamente porque trazem essa proximidade e aconchego cada vez mais presente nos projetos.

Versatilidade para combinar os metais do banheiro

Quando o assunto é comprar acessórios para o banheiro como papeleira, porta-toalha, cabide, entre outros, combinar o estilo e cor deles com os demais metais do banheiro, como o chuveiro e torneira, é essencial.

Pensando nisso, a Deca lançou na Expo Revestir 2024 a Linha de Acessórios Versa, que oferece um design atual e combina perfeitamente com os metais da Linha Polo, Level e Soul, também da marca.

Essa versatilidade traz mais possibilidades de combinações, principalmente porque estará disponível no acabamento Cromado e nas cores Black Matte, Black Noir e Red Gold com tecnologia D.Coat, que proporciona aos metais maior durabilidade e resistência à corrosão.

Em breve você poderá comprar os produtos da Linha Versa no site da Lumienergy!

Piso vinílico menor

Piso Vinílico Cor Begônia — Linha Essence 30 - TarkettImagem: Piso Vinílico Cor Begônia — Linha Essence 30 – Tarkett

Enquanto o piso laminado aparece em destaque na versão de grande formato, o piso vinílico surpreende com opções em réguas menores.

E a marca responsável por essa novidade é a Tarkett, líder mundial em pisos vinílicos. Para a Expo Revestir 2024, dentre os lançamentos, ela trouxe a Linha Essence 30 que, indicada para dormitórios, escritórios pequenos e quartos de hotéis, ganha uma nova opção de formato para facilitar paginações criativas como a “espinha de peixe”.

Além de permitir explorar a criatividade, esse formato reduzido colabora também com o meio ambiente, por haver menos desperdício de material e por permitir um uso mais estratégico nos projetos.

Microtexturas e microrelevos

Porcelanato Botticino — Damme PorcelanatoImagem: Porcelanato Botticino — Damme Porcelanato

A Damme Porcelanato levou para a Expo Revestir 2024 uma coleção com foco nas microtexturas e microrelevos, aliadas a veios de luz, elementos originais e formas orgânicas.

A tecnologia utilizada nos lançamentos da marca é a Deep Ink, que é a fusão da impressão digital com a inovação de efeitos em luz. Essa técnica produz microrelevos pela aplicação do esmalte sobre o efeito digital, proporcionando acabamentos diferenciados e únicos.

Acessibilidade sem abrir mão do design

 Linha Benefit — DocolImagem: Linha Benefit — Docol

A acessibilidade também foi protagonista na feira e a Docol apresentou uma Linha toda pensada para garantir mais acessibilidade e conforto em banheiros e salas de banho: a Linha Benefit.

Essa Linha foi pensada para trazer acessibilidade, praticidade e autonomia para o usuário, independentemente da necessidade. Todos os produtos com acessibilidade da marca seguem as normas brasileiras de regulamentação de acessibilidade (NBR 9050), além da tecnologia e design que garantem uma experiência de uso mais segura e confortável.

Entre os produtos dessa Linha estão as barras de apoio, torneiras, misturadores e monocomandos com alavancas, além de banqueta articulável para facilitar o uso de pessoas com deficiência motora, por exemplo.

E então?

E aí, o que você achou dos lançamentos, tendências e insights que apresentamos da Expo Revestir 2024?

Sem dúvida essa feira é um marco na lista de eventos do setor de construção civil que vale a pena conferir de perto, principalmente porque a cada ano as soluções são ainda mais sensoriais e só ao vivo para entender todo o conceito e possibilidades de uso dos acabamentos e revestimentos.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das novidades do setor de casa e construção!

Classifique isto post