Área Externa

Ducha para piscina: 5 dicas para não errar

Tempo de leitura: 4 minutos

A ducha para piscina é uma ótima opção para tornar a área externa mais agradável e funcional, pois permite tomar um banho antes e depois de entrar na piscina ou após voltar da praia. 

Essa versatilidade agrega praticidade ao dia a dia, até mesmo quando você quer se refrescar em um dia quente.

Contudo, para acertar na escolha, é importante observar alguns detalhes sobre o produto e o momento de instalação. Continue a leitura e confira as 5 dicas que separamos para você!

1 Ducha para piscina: qual a pressão de funcionamento adequada?

Ao optar por uma ducha para piscina, um dos fatores mais relevantes para uma boa experiência é escolher um modelo com alta vazão, ou seja, que forneça um bom volume de água por minuto. 

Em geral, as duchas operam com pressão entre 2 m.c.a e 40 m.c.a (metros de coluna de água), o que determina a quantidade de água liberada em litros/minuto.

Por exemplo, algumas duchas com apenas 2 m.c.a oferecem vazão de 8 litros por minuto. À medida que o m.c.a aumenta, a pressão e a vazão também aumentam. Opções com vazão acima de 8 litros/minuto são uma boa escolha para maior conforto.

Nesse sentido, verifique na descrição do modelo desejado a curva de vazão, pois o desempenho da ducha dependerá da pressão da água em sua casa. Se a pressão for baixa, considere investir em um pressurizador de água.

2 Qual é o melhor material para ducha de piscina?

Imagem: Docol

No mercado, há diversas opções de duchas para piscina fabricadas em plástico, metal, alumínio e aço inox. Dentre esses materiais, o aço inox é o mais recomendado por sua resistência à corrosão, higiene e alta durabilidade. 

Embora seja mais caro, ele oferece um excelente custo-benefício, pois resiste bem ao sol, chuva e maresia, além de manter sua aparência intacta, sem desbotar com o tempo.

Conforme o material “O aço inox em piscinas”, da ABINOX, a escolha do tipo de aço inox depende da exposição ao cloro. Em geral, os aços inox 304 e 316 são ideais para duchas de piscina.

3 Ducha para piscina: água quente ou fria?

A maioria das duchas para piscina no mercado são duchas frias, fornecendo apenas água fria. Para ter água quente na ducha externa, é necessário investir em um sistema de aquecimento e em uma tubulação específica. 

Os sistemas mais comuns são a gás, elétrico ou solar, e a decisão depende das suas necessidades e orçamento.

Embora a água quente proporcione mais conforto, o aquecimento geralmente é dispensável, já que essas duchas são usadas principalmente para refrescar nos dias quentes.

Quanto ao uso de chuveiros elétricos, eles não são indicados para áreas externas por motivos de segurança, pois precisam de ligação elétrica, o que pode ser perigoso em contato com a água. 

Além disso, esses chuveiros não são projetados para resistir às variações climáticas, tornando-os pouco duráveis em ambientes externos.

4 Onde colocar a ducha na piscina?

A instalação da ducha na área da piscina deve ser bem planejada para oferecer praticidade e conforto. Evite instalá-la em espaços muito sombreados ou próximos de árvores, pois em dias de vento o banho pode se tornar desconfortável e frio. 

O ideal é posicioná-la em uma área ensolarada, para o banho refrescar e aliviar o calor.

Além disso, a ducha deve ficar próxima à piscina, mas não tão perto a ponto de que a água respingue dentro dela. 

É interessante criar um rebaixo no chão com piso adequado para delimitar a área do banho e evitar poças ou lama. Assim, a água escoa pelo ralo, mantendo o local limpo e seguro.

E ainda, é importante garantir que o trajeto entre ducha, piscina e casa seja revestido com materiais como piso, pedra, deck de madeira ou porcelanato, reduzindo a sujeira nos pés e facilitando a manutenção da área externa.

5 Qual é a altura ideal para uma ducha de piscina?

Imagem: Portobello

A altura da ducha para piscina deve ser definida com cuidado para garantir conforto a todos. A recomendação é entre 2 e 2,2 metros, mas essa medida pode variar conforme a estatura das pessoas.

Se a maioria tiver estatura baixa, a instalação pode ser feita a 2 metros do chão. Se forem mais altas, a ducha pode ser posicionada a 2,2 metros ou mais.

É interessante evitar ajustes extremos — muito baixa ou muito alta — pois isso pode impactar na vazão da água.

E então?

Como você viu, alguns detalhes são essenciais para ajudá-lo a escolher a melhor ducha para piscina. Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas e que você esteja pronto para fazer sua compra.

E se você está investindo na área externa, confira também nosso blog post Iluminação da área externa: como acertar?

1.7/5 - (19 votos)

Posts recentes

Iluminação para escada: guia definitivo para acertar na escolha

Antigamente, a iluminação para escada era pouco considerada nos projetos, já que outras fontes luminosas…

1 mês atrás

10 sugestões de lustres e pendentes para mesa de jantar redonda

Escolher um lustre ou pendente para mesa de jantar redonda pode parecer desafiador diante de…

2 meses atrás

Assento sanitário: quais são os tipos que existem e como escolher?

Atualmente, o assento sanitário vai muito além do modelo convencional de plástico, seco e frágil.…

2 meses atrás

Como escolher lustres e pendentes para ambientes integrados?

As integrações entre espaços, como sala de jantar e estar ou sala de jantar e…

2 meses atrás

Misturador para banheira: como escolher + modelo Deca

O banho de banheira é sinônimo de relaxamento e bem-estar. Imergir na água por alguns…

2 meses atrás

Triturador de alimentos: o que é, como usar + modelo Tramontina

Se você cozinha com frequência e, ao preparar uma refeição maior, precisa trocar a sacola…

2 meses atrás