Tempo de leitura: 3 minutos

As duchas higiênicas estão no mercado há algum tempo, entretanto ainda há muitas dúvidas em relação à elas: o que são, como usar, para que servem e outras. A verdade é que ela possui diferentes funções e pode ser usada para fins distintos.

Em residências mais antigas é muito comum que se tenha um bidê no banheiro, eles eram tão essenciais quanto o próprio vaso sanitário. Os tempos mudaram e as duchas higiênicas tomaram o seu lugar: elas são mais compactas, mais eficientes e vem em modelos diferenciados.

Sendo um produto diferente e que pode gerar tantas dúvidas, preparamos essa matéria para que você entenda o que é a ducha higiênica, como ela pode lhe auxiliar no dia a dia e todas as suas vantagens. Confira abaixo!

O que é a ducha higiênica?

Os bidês são os antecessores da ducha higiênica: eles são usados para fazer a higienização da parte inferior do tronco (região íntima) e até para a limpeza dos pés. A maioria dos modelos conta com misturador que recebe água quente e fria e o jato de água normalmente é vertical.

Embora eles ainda sejam encontrados em lojas de casa e materiais de construção, o seu uso reduziu significativamente pois ele ocupa muito espaço no banheiro. Quando o objetivo é maximizar o espaço e aproveitá-lo da melhor maneira, o bidê acaba sendo ineficiente.

Nesse sentido, a ducha higiênica veio para tornar essa higienização muito mais simples e eficaz, além de ocupar muito menos espaço dentro de um banheiro.

A ducha higiênica é o que conhecemos popularmente como chuveirinho para banheiro: uma mangueira que contém uma alavanca para abrir e fechar a água. Existem modelos de ducha higiênica elétrica, que realizam o aquecimento da água instantaneamente, e outros que possuem misturador para receber a água quente de um sistema de aquecimento externo (aquecimento a gás, boiler ou aquecimento solar).

Além disso, elas podem vir com acabamentos em cromado e outras em plástico.

Para que serve a ducha higiênica?

O chuveirinho higiênico é usado principalmente para higiene pessoal das regiões íntimas. Entretanto, pela sua grande mobilidade com a mangueira e água aquecida ela também pode ser usada para outros fins.

Quando instalado em áreas residenciais, além de seus usos convencionais, a ducha higiênica com aquecedor pode ser usada para dar banho no seu bichinho de estimação. Colocando-o dentro do box você terá mais mobilidade e a tarefa se tornará mais fácil.

A ducha higiênica também é uma grande aliada em pet shops. Compacta e funcional, sua água quente é ideal para os bichinhos e o modelo certo otimizará o seu trabalho.

O mesmo é válido para salões de beleza: a ducha higiênica pode ser instalada em lavatórios para cabelo para auxiliar nessa tarefa. Nesse momento é interessante garantir que você tenha um aquecimento de água externo ou que você adquira uma ducha higiênica com aquecedor.

Como usar ducha higiênica?

Muitas dúvidas surgem na hora de usar a ducha higiênica, mas garantimos que não há mistério e que o seu uso é muito intuitivo.

Já mencionamos que ela pode ser utilizada para fazer a higienização de partes íntimas: a água não agride tanto quanto o papel higiênico. Basta garantir que a água esteja na temperatura adequada para uso e que você não irá se machucar com a água excessivamente quente.

Lembramos também que por motivos de saúde, a higiene íntima feita com ducha deve ser somente externa e não interna.

Após tomar essas precauções, basta liberar a água da ducha e utilizá-la para o fim desejado, de preferência em um local que possa ser molhado.

Como escolher ducha higiênica?

Na hora de escolher a sua ducha higiênica é importante estar atento às suas necessidades. O primeiro passo é identificar se você precisará de uma ducha higiênica com aquecedor ou não.

Em locais onde há aquecimento a gás, aquecimento solar ou boiler, será necessário apenas uma ducha higiênica com misturador: ela recebe a água aquecida e a água fria e você ajusta a temperatura desejada.

Já em ambientes onde não há aquecimento externo você deve procurar por uma ducha higiênica elétrica: ela irá esquentar a água instantaneamente.

Outro ponto a ser analisado é o design do produto. As duchas higiênicas vêm em diferentes modelos, mas no geral elas são simples e elegantes: não são produtos que chamam muita atenção. Basta você selecionar um que combine com o ambiente e o seu estilo.

3.7/5 - (28 votes)