Tempo de leitura: 5 minutos

A escolha da cuba para cozinha requer uma atenção especial, principalmente se você gosta de passar seu tempo livre cozinhando ou mesmo se costuma preparar as refeições diariamente. 

Isso porque, uma cuba de qualidade, com os espaços adequados, pode fazer a diferença no dia a dia.

E para te ajudar na decisão entre uma cuba para cozinha simples, dupla ou tripla, neste conteúdo falamos sobre cada uma, suas vantagens e, por fim, alguns aspectos para optar pela melhor opção para o seu imóvel. Continue a leitura!

Cuba para cozinha simples

A cuba para cozinha simples é aquele modelo com apenas um compartimento, ou seja, ela conta com um único espaço para realizar todas as tarefas da cozinha, seja lavar a louça, higienizar alimentos, etc.

Essa opção de cuba já faz parte dos lares muito tempo, porém com um design e nome um pouco diferente: pia

A pia também tem um compartimento, mas a ideia sempre foi que toda a sua extensão fosse do mesmo material que o espaço para lavar a louça, ou seja, esse modelo contava com a tampa e o compartimento todo em inox, por exemplo, e tinha como base um balcão. 

Na versão atual, a cuba para cozinha pode ser fabricada de diversos materiais e a estrutura de apoio dela, normalmente o balcão ou bancada, pode ser produzido em outro material, permitindo criar composições bonitas e diferentes de materiais em um mesmo móvel.

Dito isso, é válido mencionar que a cuba para cozinha simples existe em versões de embutir, sobrepor ou semiencaixe e também nos formatos quadrado, retangular ou redondo

O bacana desse modelo com um único compartimento é que ele ocupa pouco espaço e é ideal para cozinhas pequenas

Contudo, além das opções compactas, você consegue achar no mercado modelos de cubas para cozinha simples em tamanhos maiores, como a Cuba Tramontina Quadrum Undermount 94000112 Aço Scotch Brite que tem 70x40cm.

Ou seja, se o espaço disponível na sua cozinha não é um problema e você quer de fato uma cuba simples para a sua cozinha, existe essa variedade de tamanhos quando se trata da cuba simples.

O único ponto que pesa contra essa opção de cuba é quanto a otimização de tempo e a praticidade nas tarefas da cozinha, pois apenas uma tarefa pode ser realizada por vez no compartimento.

Se você tem tempo para preparar as refeições e conta com um bom espaço na bancada próxima à cuba, por exemplo, a cuba simples irá te atender bem. 

Agora, se você precisa de rapidez na cozinha, com espaço para lavar louça e higienizar alimentos ao mesmo tempo, a cuba simples pode não ser a ideal.

Cuba para cozinha dupla

A cuba para cozinha dupla também é um modelo muito procurado por conta da praticidade que oferece nos afazeres da cozinha. A grande vantagem dela, sem dúvida, é a agilidade que proporciona na hora de lavar a louça

Enquanto em um compartimento ela pode ser lavada, no outro pode ser colocada para escorrer, sem atrapalhar no balcão ou bancada, deixando esse espaço do móvel livre para o uso de eletroportáteis, por exemplo.

Menina lavando a louça com a mãe em uma cuba para cozinha dupla

Outro ponto positivo dela é que possibilita a realização de mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Enquanto você higieniza os alimentos em um compartimento, outra pessoa pode lavar a louça no outro. 

Parece básico, mas realmente faz diferença se sua família é grande, se as refeições precisam ser preparadas com rapidez e se a quantidade de louça é sempre um desafio.

Ou seja, a cuba para cozinha dupla é indicada para ambientes amplos, onde o espaço não é um problema e para lares onde há um número maior de pessoas que utilizam no dia a dia.

Contudo, se a sua realidade é outra, se a cozinha é pequena e poucas pessoas moram com você, mas ainda sim seu sonho é ter uma cuba dupla, não se preocupe, pois existem opções no mercado menores, onde uma cuba é menor que a outra. 

Um bom exemplo é a Cuba Dupla Docol Lift 016997CH Inox Alto Brilho com Acessórios que tem 54x40cm. 

Além disso, normalmente as bancadas são fabricadas de mármore ou granito, assim a água que escorre ou respinga da louça não é um problema. 

Entretanto, se você não quer usar o balcão como apoio para o escorredor de louça, a cuba dupla é perfeita, já que tudo que estiver molhado ficará nos compartimentos próprios para isso.

Cuba para cozinha tripla

A cuba para cozinha tripla, apesar de pouco comum, é uma opção incrível se na sua casa tem sempre muita louça para lavar e sua família é mais numerosa

O modelo mais clássico é aquele no qual os dois compartimentos das pontas são maiores, no mesmo tamanho e, o terceiro (no meio) é menor, sendo normalmente usado para escorrer louças e utensílios menores ou mesmo de suporte para escorrer pequenas frutas e verduras lavadas em um dos lados.

Se comparar com a cuba dupla, você ganha mais espaço para lavar louça e higienizar mais alimentos por vez. E claro, do ponto de vista estético, a robustez dessa opção deixa qualquer cozinha muito mais elegante e sofisticada.

Os aspectos que pesam contra a cuba para cozinha tripla e que você deve ficar atento é em relação ao espaço que ela ocupa na bancada e o seu preço que, dependendo do modelo e material, pode ser elevado.

A cuba para cozinha gourmet e os acessórios

A cuba para cozinha gourmet e os acessórios

Você deve estar pensando: e a cuba gourmet? Não falamos dela antes, justamente para abordar neste tópico.

A cuba para cozinha gourmet nada mais é do que a cuba como conhecemos, porém, com acessórios e itens que tornam as tarefas nela muito mais práticas e ágeis. Entre eles:

  • Tábua de madeira
  • Cesto coador
  • Dosador de sabão
  • Escorredor de pratos
  • Grade aramada
  • Lixeira de embutir.

O bacana é que as cubas para cozinha simples, dupla ou tripla, você encontra opções com ou sem acessórios, basta identificar o que você considera essencial no dia a dia e pesquisar pelo modelo de cuba com esses itens.

É fato que as cubas gourmet tem com um preço maior, mas por conta das suas características e acessórios, elas valem muito a pena.

Qual é a quantidade de compartimentos ideal?

Como você viu ao longo do conteúdo, existem alguns fatores que devem ser analisados para definir se a cuba para cozinha simples, dupla ou tripla é a ideal para você. 

Não abordamos neste blog post todos os pontos detalhados que envolvem a escolha de uma cuba para cozinha, pois o objetivo maior era esclarecer as diferenças e pontos sobre a quantidade de compartimentos de uma cuba.

Entretanto, até mesmo para a decisão desse detalhe é interessante avaliar outros critérios como o formato, o tipo da instalação, espaço disponível na bancada em cima e embaixo, o material da cuba, frequência de uso, quantidade de comida preparada e louça para lavar, entre outros.

E claro, se espaço não é um problema na sua cozinha, aposte em uma opção de cuba dupla ou tripla e veja na prática o quão funcional e prática ela pode ser em sua rotina.

Aproveite para conferir todos os modelos de cubas para cozinha simples, dupla ou tripla da Lumi!

Classifique isto post