Se escolher a cuba para banheiro já é uma tarefa complicada, imagina definir o modelo da cuba para banheiro pequeno. Todo o espaço desse ambiente precisa ser analisado e otimizado para garantir conforto e funcionalidade no uso de cada item.
E a avaliação do tipo de cuba para um banheiro reduzido deve considerar alguns pontos, entre eles, o espaço na bancada e o formato da cuba. Contudo, eles não são os únicos que devem ser verificados.
Nesse sentido, para te ajudar na decisão, pontuamos ao longo do conteúdo os principais aspectos para você optar pelo melhor modelo de cuba para o seu banheiro e ainda, apresentamos inspirações. Confira!
Cuba para banheiro pequeno: como escolher?
A escolha da cuba para banheiro pequeno passa pela análise de alguns detalhes essenciais para o seu banheiro ser funcional, bonito e aconchegante, mesmo que tenha um espaço reduzido.
A seguir falamos sobre cada um dos pontos para você tomar a melhor decisão.
Verifique o tamanho da bancada
O tamanho da bancada (se você tem) é o primeiro detalhe para acertar na definição da cuba para banheiro pequeno. Tire as medidas e anote o comprimento, profundidade e altura.
Também identifique o que você quer manter em cima da bancada, como porta escova de dente, saboneteira ou porta sabonete líquido, um vasinho de flores, etc. Se possível, já posicione cada um desses itens no local que você quer.
Agora, verifique o espaço disponível na sua bancada. Se por acaso você gosta de manter esses e os demais itens de higiene no armário (aéreo ou de piso), você tem mais espaço para a cuba.
Porém, se esses produtos do dia a dia você prefere manter em cima da bancada, de fácil acesso, o espaço ocupado por eles precisa ser considerado.
Se você não tem bancada, por questão de orçamento reduzido ou mesmo pelo fato de não ter espaço para ela, a opção indicada é a cuba suspensa, mas falaremos dela mais adiante.
Escolha o tipo e o formato da cuba
Com a metragem da sua bancada em mãos, chegou o momento de definir o tipo e o formato da cuba. Nesse sentido, existem sete tipos de cubas:
- Apoio
- Embutir
- Sobrepor
- Semiencaixe
- Piso
- Suspensa
- Esculpida.
Vamos analisar uma por uma?
Cuba de apoio
Modelo da imagem: Cuba de Apoio Deca 30×30 L.12030.49 Redonda Sálvia
A cuba de apoio é um dos modelos mais usados no banheiro, pois agrega visualmente e não ocupa o espaço interno do armário de piso, pois é instalada acima da bancada.
Entretanto, algumas opções de cuba de apoio acabam não sendo interessantes para banheiro pequeno, justamente porque ocupam um espaço maior na bancada.
Claro que existem modelos de apoio que são menores, como a Cuba de Apoio Deca Slim 30×30 L.11030.85 Quadrada Soft Antracite e outros que além da profundidade reduzida, garantem amplitude no comprimento, ganhando destaque no banheiro, como a Cuba de Apoio Deca 50×30 L.13050.17 Retangular Branco.
Outro aspecto importante é quanto ao formato. As cubas de apoio redonda ocupam um espaço maior na bancada do que as quadradas ou retangulares.
Como você está em busca de uma cuba para banheiro pequeno, recomendamos a escolha de uma opção quadrada ou retangular, tanto pela questão do espaço, quanto pela questão estética.
Claro que se você está apaixonado por uma cuba redonda, existem modelos de 30x30cm que podem servir no seu banheiro. Porém, as cubas redondas, quando muito pequenas, podem comprometer o espaço adequado para lavar as mãos e escovar os dentes, por exemplo.
Se não ficar atento a esse detalhe, você pode acabar se espremendo na frente da cuba para realizar esses cuidados sem molhar o banheiro todo.
Além disso, não podemos deixar de mencionar que existem opções de cuba de apoio com mesa (área mais larga na parte dos fundos da cuba) que permite que você instale a torneira em cima, deixando mais espaço livre na bancada.
Cuba de embutir
Modelo da imagem: Cuba de Embutir Deca 59×30 L.1071.17 Retangular Branco Gelo
Como o próprio nome sugere, a cuba de embutir é instalada embaixo da bancada, ficando embutida nela. A vantagem dela é que você ganha espaço em cima da bancada para colocar o porta escova de dente, saboneteira, difusor de ambiente, entre outros.
O ponto negativo é que se o seu armário com gavetas e portas, fica abaixo, ela pode tomar um grande espaço dele, pois a sua estrutura é embutida.
Vale avaliar com calma o que é essencial para você: ter bastante espaço no armário abaixo da cuba ou ter um espaço maior em cima da bancada?
Esse é um dos modelos mais simples, quando o assunto é o tipo da cuba, mas nem por isso seu banheiro precisa ficar com um ar básico.
Se optar por uma cuba de embutir, o formato quadrado ou retangular também é mais indicado, pois os traços retos proporcionam beleza e elegância.
A Cuba de Embutir Deca 35×35 L.415.17 Quadrada Branco Gelo tem um tamanho bacana e se você tem um bom comprimento disponível a Cuba de Embutir Deca 59×30 L.1071.17 Retangular Branco Gelo é robusta e clean na medida certa.
Cuba de sobrepor
Modelo da imagem: Cuba de Sobrepor Deca Slim 50×30 L.23050.26 Retangular Barbante
Essa opção de cuba fica sobreposta na bancada, ou seja, suas bordas vão além da bancada, ficando visíveis. É um modelo versátil, porém para um banheiro pequeno pode não ser a mais recomendada, justamente por conta desse espaço que ela consome acima da bancada.
Claro, existem opções menores, com 30x30cm que podem ser interessantes, como a Cuba de Sobrepor Deca Slim 30×30 L.21030.85 Quadrada Soft Antracite.
Você só precisa ficar atento se ela não consumirá um espaço da bancada, por conta das bordas sobrepostas, que você usaria para colocar alguns itens, como a saboneteira, por exemplo.
A cuba de sobrepor também é uma opção que você encontra com mesa. Ela costuma ocupar mais espaço, necessitando de uma bancada com mais profundidade, porém pode ser válida se você não tem uma área adequada para instalar a torneira logo atrás da cuba.
Cuba de semiencaixe
Modelo da imagem: Cuba de Semiencaixe Deca Slim 40×30 L.63040.17 Retangular Branco
Na cuba de semiencaixe uma parte fica encaixada na bancada, enquanto a outra fica saltada para fora, indo além da metragem da bancada.
Ela é a opção ideal se você não tem uma bancada com grande profundidade, contudo é necessário analisar no modelo se essa parte que “fica para fora” não é grande demais, atrapalhando a passagem ou movimentação no banheiro.
No mercado você até pode achar opções redondas desse tipo de cuba, mas, as mais utilizadas são quadradas ou retangulares, pois garantem elegância e modernidade.
Um modelo interessante é a Cuba de Semiencaixe Deca Slim 40×30 L.63040.17 Retangular Branco que pode ser instalada em uma bancada com profundidade pequena.
Vale citar que você encontra no mercado também versões da cuba de semiencaixe com mesa (área mais larga na parte dos fundos da cuba) que otimiza ainda mais o espaço reduzido que você tem na bancada.
Cuba suspensa
A cuba suspensa, também conhecida como cuba de parede, é uma opção que não usa nenhum balcão ou armário, ficando suspensa.
A grande vantagem desse modelo é a economia de espaço, principalmente se você não tem o suficiente para ter uma bancada de apoio para a cuba.
Se optar por ela, vale a pena investir também em um armário aéreo para colocar todos os itens de higiene que costumam ficar no balcão da cuba.
Em relação ao formato, é mais comum achar opções quadradas ou retangulares, por conta da fixação na parede.
Entretanto, também existem alguns tipos em formato de L que economizam muito espaço, sendo cubas mais compactas, indicadas para banheiros pouco utilizados ou mesmo para o lavabo.
Vale mencionar ainda que como ela é suspensa, vem normalmente com a mesa (área mais larga na parte dos fundos da cuba) para instalar a torneira em cima e, dependendo da metragem, sobra um espaço em cada lado da torneira para uma saboneteira, por exemplo.
Cuba de piso
A cuba de piso, de todos os modelos que apresentamos até agora, é o menos comum e um dos mais surpreendentes, pois ela é uma peça única do chão até a torneira, ficando na altura ideal para que você possa escovar os dentes, lavar as mãos, etc.
Além de ser esteticamente uma das opções mais incríveis, é também um das mais caras, justamente pelo seu design diferenciado e também por conta do material usado na sua fabricação.
Ela também pode ser utilizada em banheiro pequeno, já que não necessita de uma bancada ou armário para instalá-la.
Cuba esculpida
A cuba esculpida tem um diferencial que a torna adaptável para qualquer projeto, inclusive para banheiros pequenos: pode ser feita sob medida.
Geralmente são produzidas com o mesmo material da bancada, como porcelanato, mármore, pedra, entre outros, criando um visual sofisticado e único, conforme a proposta de decoração desse ambiente.
Entretanto, como ela é fabricada com o mesmo material da bancada, é interessante pesquisar sobre os materiais, em relação à porosidade, contato com a água, etc. Isso porque, alguns materiais podem lascar, absorver muita umidade ou mesmo manchar, dependendo do produto usado.
Nesse sentido, a cuba esculpida é incrível, porém tem esse detalhe da resistência e também a questão do preço elevado, por conta de ser sob medida e também pelo material utilizado na sua produção. Ela é muito mais visual do que funcional, sendo uma opção recomendada para lavabos ou banheiros pouco usados.
Escolha a torneira ideal para a cuba
A torneira e a cuba precisam ser definidas juntas, caso contrário, a possibilidade de erros é grande.
Uma dica para acertar na combinação entre elas é: se você optar por uma cuba de embutir, a torneira ideal é a de bica baixa; já se você escolher uma cuba de apoio, o ideal é uma torneira de bica alta.
E os outros tipos de cuba? Independente do modelo, você pode utilizar como regra a distância de 15 cm a 20 cm entre a bica da torneira e o início da cuba na bancada.
Desta forma você evita adquirir uma torneira muito baixa, que não deixa espaço para as atividades ou uma torneira muito alta, que toda vez que é usada, respinga água por tudo.
Outro aspecto que você precisa ficar atento é se você tem algum armário aéreo, pois dependendo da distância entre ele e a torneira, quando você abrir a porta, ela pode bater na torneira, se for de bica alta.
E isso não vale só para a bica alta, as cubas com mesa, que permitem a instalação da torneira em cima, também podem passar por esse problema, mesmo que a torneira seja de bica baixa.
Agora, suponhamos que você já tenha definido a cuba e a torneira. Mesmo que você compre pela internet, nas especificações ou mesmo no manual é possível encontrar as medidas exatas de ambos.
Então, verifique se a profundidade da torneira não é desproporcional para a cuba que você escolheu. E o que seria desproporcional?
Se o jato de água sair muito para frente, quase em cima da borda frontal da cuba, ou mesmo muito próximo da borda traseira, você não terá uma experiência de uso confortável.
O local de queda da água pode variar conforme o gosto de cada pessoa, mas se avaliarmos pelo que é mais utilizado, a bica da torneira deve ficar centralizada na cuba, de modo que a água caia direto no ralo.
Defina o material da cuba para o seu banheiro
O material é outro ponto importante na hora de escolher a cuba para banheiro pequeno. A seguir listamos os mais comuns e suas características.
Vidro
É durável e de fácil limpeza e manutenção. Além disso, é atemporal e pode ser combinado com diversos outros materiais como madeira, alumínio, etc. E ainda, é uma boa opção para lugares pequenos, gerando o efeito de amplitude.
Pedra
É uma matéria-prima pouco usada em cubas, mas que, dependendo do modelo, oferece estilo e requinte. O cuidado deve estar presente na limpeza, utilizando apenas produtos neutros para aumentar sua durabilidade.
Cerâmica
Ela colabora para criar um ambiente aconchegante e artesanal e garante um aspecto de elegância ao local por conta do acabamento em alto brilho. É naturalmente higiênica e fácil de limpar, mas você precisa ficar atento, pois ela é mais quebradiça do que alguns materiais.
Madeira
Se você é apaixonado por madeira, gostará de saber que existem opções de cubas fabricadas com esse material. O rústico se une ao sofisticado para criar um lugar acolhedor. Apenas um detalhe: como a madeira trabalha com o calor e a umidade, lembre-se de impermeabilizar a cuba para garantir sua beleza e resistência.
Concreto
Sua maior característica é a durabilidade atrelada ao ar refinado que proporciona ao ambiente. Literalmente é uma peça que, com alguns cuidados, pode durar muitos anos.
Mármore sintético
Ele se sobressai se comparado ao mármore natural no quesito resistência, justamente por conta dos materiais presentes em sua composição. É forte contra manchas (tem baixa porosidade) e impactos, além de ser fácil de limpar.
Porcelana
É um material que se destaca pela beleza. Elegante, delicada e tradicional, a porcelana é resistente a riscos, manchas e produtos químicos, porém necessita de cuidado para evitar choques e danos mais fortes.
Aço inox
É pouco usado no banheiro, porém você encontra modelos com toda a durabilidade que o aço inox pode proporcionar. Lembre-se que existem algumas possibilidades de inox, entre elas, o inox polido, o inox alto brilho, o inox acetinado e o inox escovado.
Mármore
É lindo e garante um visual requintado para o banheiro. Contudo, é um material mais caro e é poroso, ou seja, absorve água, o que pode ser um problema para as cores mais claras, já que pode manchar dependendo do produto utilizado.
Granito
Ele é mais barato que o mármore e bastante usado para essa finalidade, pois é resistente e menos poroso. Também conta com uma ampla variedade de tonalidades.
Escolha a cor da cuba
Para alguns a cor não é problema, o branco ou gelo é o mais escolhido por conta da sua versatilidade e capacidade de agregar em diversas propostas arquitetônicas. É o famoso básico que funciona.
Contudo, é possível inovar na cor da cuba sem carregar o visual do seu banheiro. Hoje já existem outras opções de cores neutras, como o cinza e o bege, que podem deixar esse local mais clean ou mais sofisticado, depende da decoração.
A cuba preta é linda e arranca suspiros, porém não é tão recomendada por conta da manutenção. Gotas de água ou pasta de dente, por exemplo, são percebidas com facilidade em cubas pretas, o que pode dar a sensação de que a cuba está sempre suja.
Agora, se a limpeza não é um problema, você pode apostar na cuba para banheiro na cor preta, só cuide com a quantidade de elementos nessa cor para não deixar o ambiente ainda menor e carregado, pois o intuito é que esse local seja agradável, não é mesmo?
E claro, se você gosta de cores vibrantes ou mesmo cores diferentes, pode investir nas cubas coloridas. Como já mencionamos anteriormente, o mercado já fornece cubas em tons vivos, mas também em cores mais sóbrias, como marrom e verde sálvia, por exemplo.
Analise seu orçamento
Por último, mas não menos importante, considere seu orçamento antes de adquirir a cuba para o banheiro. O bacana é que existem inúmeras opções no mercado, conforme o tipo e formato desejado, com preços que variam.
Nossa dica é que você pesquise bastante sobre os modelos e marcas, leia a opinião de outros clientes, pois esse item precisa ser, além de bonito e funcional, de qualidade.
Inspirações de banheiros com cubas pequenas
Entre tantos formatos, cores e tipos, a escolha da cuba para banheiro pequeno pode ser difícil, então abaixo apresentamos inspirações para te ajudar!
Imagem da esquerda: Pinterest | Imagem da direita: Pinterest
Imagem da esquerda: Pinterest | Imagem da direita: Pinterest
Imagem da esquerda: Pinterest | Imagem da direita: Pinterest
Imagem da esquerda: Pinterest | Imagem da direita: Pinterest
E então?
Como você viu ao longo do conteúdo, escolher a cuba para banheiro pequeno requer atenção em alguns detalhes, como o tamanho da sua bancada, tipo e formato da cuba, material, cor, modelo da torneira, entre outros.
Não é uma tarefa simples, mas com nossas dicas ficou mais fácil acertar, concorda?
Esperamos que esse conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas e que você se sinta preparado para definir a cuba ideal para o seu banheiro.
Não deixe de conferir todas as opções de cuba Deca e Docol que temos em nosso site!