Tempo de leitura: 12 minutos

Um bom cooktop faz a diferença no dia a dia na hora de preparar os alimentos. Seja um cooktop de indução, elétrico ou a gás, essa versão tem conquistado cada vez mais pessoas por conta do pouco espaço que ocupa e pela estética que valoriza a cozinha.

Entretanto, existem muitas dúvidas sobre qual modelo é melhor quando o assunto é o tipo de aquecimento: indução, elétrico ou a gás. 

Pensando em te ajudar, neste conteúdo falamos um pouco sobre cada opção, vantagens e desvantagens, qual é mais econômico, mais seguro e quais critérios você pode usar para optar pelo modelo ideal. Continue a leitura e confira!

Cooktop de indução: o que você precisa saber antes de comprar?

No cooktop de indução um campo eletromagnético é gerado na parte interna da superfície e quando uma panela é posicionada acima e as moléculas da estrutura da panela são ativadas por conta desse campo eletromagnético, ela se aquece. 

Por conta disso, essa opção de cooktop necessita de panelas com materiais específicos como o aço, ferro fundido ou fundo triplo, para haver a troca de calor entre o indutor de energia com campo eletromagnético e a panela.

Outra característica desse cooktop é que ele só esquenta se a panela estiver posicionada em cima (por conta do seu material), no momento que você a retira, ele começa a esfriar. Isso é um recurso bastante válido se na sua casa existem crianças e idosos, pois o risco de queimaduras reduz.

Além disso, esse tipo de cooktop cozinha mais rapidamente do que qualquer outro modelo, consome menos energia que os cooktops elétricos, porém é mais caro se comparado ao a gás ou elétrico.

Vale mencionar que as opções que você encontra, em sua grande maioria, são com botões touchscreen, o que fornece mais agilidade e praticidade no uso dos recursos.

Vantagens do cooktop de indução

Vantagens do cooktop de indução

  • Não há perda de calor para o ambiente
  • Não gera chamas e nem correntes elétricas visíveis
  • Equipamentos e componentes são embutidos e compactos
  • É um modelo com vários recursos como desligamento automático, timer, regulagem precisa da temperatura
  • Consome menos energia que o cooktop elétrico
  • É mais seguro por ser elétrico
  • Fácil de limpar
  • Ocupa pouco espaço, sendo ideal para ser instalado em cozinhas planejadas e locais pequenos
  • Você encontra versões com 1, 2, 4 e 5 bocas
  • Aquece até 4x mais rápido que os fogões tradicionais.

Desvantagens do cooktop de indução

  • Necessita de utensílios específicos para uso, como as panelas de ferro fundido, aço inox ou de fundo triplo
  • Não tem forno
  • É indicado utilizar panelas planas para não danificar a superfície do cooktop e aquecer uniformemente a comida
  • Em caso de falta de energia não é possível ligar
  • É mais caro do que os outros tipos por conta da sua tecnologia de funcionamento.

Cooktop elétrico

Cooktop elétrico

Nesse modelo existe uma resistência elétrica que esquenta quando ocorre a passagem da energia, aquecendo assim a superfície e depois as panelas. Além disso, com ele você tem um controle preciso da temperatura e agilidade no preparo, porém o consumo de energia é maior.

Outro ponto importante dessa opção é que ele possibilita normalmente o uso de todos os tipos de panelas, mas é indicado ler o manual e seguir as recomendações do fabricante.

É um modelo bonito, prático e sofisticado também por conta do material da mesa que é a vitrocerâmica. Além de permitir um aquecimento super rápido, a superfície é mais resistente a respingos e sujeiras, facilitando a limpeza e contribuindo para a durabilidade do cooktop elétrico.

Quando a base dele está quente, fica vermelha nos locais que seriam as bocas. Entretanto, mesmo com essa sinalização visual, você ou outra pessoa pode não perceber e acabar encostando e se queimando, então todo cuidado é pouco.

E ainda, é primordial que você avalie o quadro de energia da sua casa para ter certeza que ele suporta o consumo de energia do cooktop elétrico.

Vantagens do cooktop elétrico

  • É mais seguro por ser elétrico
  • Suas “bocas” ficam vermelhas quando estão quentes
  • Fácil de limpar
  • É uma opção com diversos recursos como timer, regulagem precisa da temperatura
  • Ocupa menos espaço
  • Versões com 1, 2 e 4 bocas
  • Ideal para ser instalado em cozinhas planejadas e ambientes pequenos.

Desvantagens do cooktop elétrico

  • Não tem forno
  • É indicado usar panelas planas para não danificar a superfície do cooktop e aquecer uniformemente a comida
  • Consome mais energia elétrica que o cooktop por indução
  • Sua superfície demora para esfriar, necessitando cuidado para não se queimar
  • Em casos de falta de energia, não é possível utilizar.

Cooktop a gás

Cooktop a gás

O cooktop a gás funciona tanto com o botijão, quanto com o gás encanado, e conta com uma instalação simples. Além disso, qualquer panela pode ser usada para cozinhar e é possível utilizá-lo mesmo sem energia, já que o acendimento automático pode ser substituído pelo isqueiro ou fósforo

Não podemos deixar de mencionar a economia dele, tanto no consumo de gás, quanto no seu próprio custo, já que você encontra opções no mercado bem acessíveis.

A diferença entre o cooktop a gás e o fogão a gás tradicional é o design, já que o cooktop é mais compacto e visualmente elegante, enquanto o fogão convencional é mais robusto e vem normalmente com forno embutido.

Vantagens do cooktop a gás

  • Opção com um preço mais acessível
  • É compatível com todo tipo de panela
  • Funciona sem energia elétrica.

Desvantagens do cooktop a gás

  • Risco de vazamento de gás
  • Não permite um controle tão exato da temperatura
  • A limpeza é mais demorada por conta das grelhas
  • Precisa de gás para funcionar.

Qual a diferença entre o cooktop elétrico e cooktop de indução?

Nos tópicos anteriores já abordamos detalhes sobre o cooktop de indução e o cooktop a gás, e essa é uma dúvida bastante comum. Resumidamente, a diferença entre esses modelos está no funcionamento

No cooktop de indução a energia elétrica passa por um indutor e gera um campo eletromagnético entre a parte interna do cooktop e o interior da panela. Já no caso do cooktop elétrico há uma resistência aquecida pela energia elétrica que consequentemente aquece a superfície do cooktop e das panelas.

É interessante mencionar que o tempo de uso e a temperatura impactam no consumo de energia elétrica, porém a forma de funcionamento é um dos motivos que tornam o cooktop elétrico mais gastador, pois ele opera através do aquecimento de uma resistência.

Quantas bocas o cooktop deve ter?

A quantidade de bocas que o cooktop precisa ter depende do tanto de comida que você faz, com que frequência e para quantas pessoas.

Se você mora sozinho ou com alguém e cozinha pouco, uma opção de 2 bocas pode ser ideal. Já se você é do tipo de pessoa que gosta de no domingo à noite montar as marmitas para a semana, um modelo de 4 bocas é o mínimo para não ficar horas cozinhando.

Se a sua família é grande, com cinco ou seis pessoas, um cooktop com 5 ou 6 bocas é o mais recomendado, pensando na quantidade de comida e, também, com o intuito de reduzir o tempo na frente do fogão.

Não tem muito segredo nessa escolha, a ideia é você analisar quanto que utiliza esse eletrodoméstico e a quantidade de comida normalmente feita.

Qual modelo gasta mais?

Pode parecer clichê, mas o consumo de um cooktop de indução, a gás ou elétrico é muito relativo, não sendo possível pontuar com precisão os valores de consumo. 

Isso porque, as variáveis são: tempo de uso, temperatura, potência do cooktop, valor da tarifa de energia elétrica da sua região e o valor do botijão de gás ou metro cúbico de gás onde você mora.

Se você pesquisar no Youtube encontrará algumas experiências que outras pessoas já fizeram com o intuito de descobrir qual gasta mais, então vale a pena assistir para ter uma noção.

Agora, como o consumo é muito relativo, nossa dica é que você realize o cálculo que já apresentamos em outro conteúdo aqui do blog sobre 8 dicas infalíveis para você economizar energia elétrica em casa.

A conta tem por objetivo indicar o consumo de energia em kWh, então verifique qual é a potência (W) do cooktop, multiplique pelo tempo de uso em horas (h) e divida o resultado por 1000.

Exemplo: o Cooktop por Indução Fischer Smartzone 4Q com 4 Bocas Preto tem 7200W de potência e suponhamos que você utilize 1 hora por dia. Se multiplicar 7200W x 1h = 7200W / 1000 = 7,2 kWh. Para descobrir o consumo mensal, basta multiplicar o consumo diário, 7,2 kWh, pelo tanto de dias que ele foi usado.

Se você utilizá-lo 15 dias no mês, por exemplo, irá consumir 108 kWh. E claro, para saber quanto que esse valor representa na sua fatura de energia, multiplique o consumo em kWh pela tarifa de energia da sua cidade/região.

Desta forma, você consegue ter uma estimativa do consumo de energia elétrica do cooktop em um determinado período.

Quais aspectos analisar na escolha do cooktop?

Quais aspectos analisar na escolha do cooktop?

A escolha do cooktop deve passar pela avaliação de alguns critérios, assim você fará uma compra assertiva e que atenda todas as suas necessidades. 

Analise o espaço disponível

Para optar pelo melhor cooktop de indução, elétrico ou a gás, é essencial verificar primeiro o espaço disponível. A sua cozinha foi feita sob medida? Se sim, há um espaço na bancada já recortado para encaixar o cooktop? Ou você está na fase de construção e ainda não havia definido o local do cooktop, se será próximo à pia ou em uma ilha?

O fato é que independente da atual situação da sua cozinha, o cooktop necessita de um espaço próprio e, em muitos casos, com metragens específicas

Nesse sentido, se você já tem o buraco pronto, precisará achar um cooktop com as medidas compatíveis

Agora, se você ainda não tem o local do cooktop pronto, pode escolher o modelo e logo em seguida avaliar junto ao arquiteto ou engenheiro se é possível instalá-lo no local desejado.

Defina o tamanho do cooktop e quantidade de queimadores

Outro item muito relevante na decisão de um cooktop é o tamanho dele, ou seja, a quantidade de queimadores que ele terá. No mercado é possível encontrar opções que vão de 1 queimador até 6 queimadores e você deve analisar como é a sua rotina de refeições.

Se você mora sozinho, um cooktop de 1 ou 2 queimadores pode te atender bem, mas a frequência e quantidade de alimentos feitos precisa ser pequena, caso contrário, você passará um tempo maior na frente do fogão. 

Se outra pessoa mora com você e vocês têm o hábito de preparar as refeições todos os dias ou mesmo de fazer as marmitas em um único dia da semana, um cooktop com 4 queimadores é o mínimo para trazer agilidade no preparo.

Agora, se sua família tem cinco pessoas ou mais, um cooktop com 5 ou 6 queimadores é indispensável para otimizar as refeições e dar mais liberdade de uso simultâneo nas refeições rápidas, por exemplo.

Não tem segredo, a quantidade de pessoas que utilizam, a frequência e a quantidade de comida feita são bons critérios para ajudar na escolha do tamanho do seu cooktop.

Quanto você está disposto a pagar por um cooktop?

O investimento é razoável, então definir quanto que você consegue e está disposto a pagar por um cooktop, seja ele de indução, elétrico ou a gás, é primordial.

Avaliando as opções do mercado, o preço varia de R$400,00 até R$5.000,00, dependendo do modelo e das funções.

Claro que o preço não é o aspecto principal, mas ele precisa ser considerado para não pesar no seu bolso. A possibilidade de parcelamento pode ser muito bem-vinda para te ajudar a investir um pouco mais e assim ter um produto de qualidade e durável.

Defina o tipo do cooktop

Um dos pontos mais importantes é o tipo de cooktop que você quer. Você deve decidir entre o cooktop de indução, cooktop elétrico ou cooktop a gás e nos tópicos anteriores listamos muitas informações que podem nortear sua escolha.

Desta forma, se for necessário, releia e pondere sobre os aspectos, principalmente os prós e contras, para definir a opção ideal para o seu lar.

Escolha o material do seu cooktop

Escolha o material do seu cooktop

O material também deve ser analisado, já que cada um conta com suas características. Os cooktops mais comuns são de inox ou vidro (vitrocerâmica). Ambos são materiais duráveis e resistentes e, justamente por isso, são amplamente usados nesse tipo de eletrodoméstico.

Tanto o inox quanto a vitrocerâmica necessitam de cuidados na limpeza para não prejudicar a estética e o material em si, mas tanto um quanto o outro são boas escolhas, cabendo a você avaliar o design da sua cozinha para definir o material que mais combina.

Identifique a eficiência energética e consumo de energia

A eficiência energética, no caso de eletrodomésticos e eletrônicos, é a capacidade desses produtos funcionarem com menos energia possível.

E para saber se eles são eficientes ou não, existe o Selo Procel de Economia de Energia, que indica ao consumidor os produtos com os melhores níveis de eficiência energética dentro da sua categoria. 

Além dele, existe também a etiqueta do Inmetro que classifica os aparelhos em mais ou menos eficientes, indo de A (mais eficiente) até E (menos eficiente). 

Nesse sentido, procure por essas etiquetas no cooktop ou mesmo nas especificações do produto, assim você terá um eletrodoméstico mais eficiente e menos gastador.

Já no caso do consumo de energia, faça o cálculo que apresentamos ao longo do conteúdo e descubra a média de consumo de energia que o cooktop terá, considerando o tempo, frequência e quantidade de alimentos preparados.

Encontre a potência do cooktop e dos queimadores

A potência do cooktop é uma informação relevante se você quer realizar o cálculo do consumo de energia. Quanto mais potente, mais rápido ele preparará os alimentos, então é válido cuidar com a potência se você não quer aumentar muito sua fatura.

Entretanto, a potência por si só não é critério para dizer se um produto gasta mais ou menos energia, mas ela deve ser atrelada a outros pontos como o tempo de uso (em horas e dias), a potência/temperatura selecionada, entre outros.

Relacionado à potência do cooktop, é interessante conferir no manual ou nas especificações a potência individual de cada queimador. Isso porque, normalmente, um ou dois queimadores são maiores visualmente, ou apenas mais potentes, justamente para os momentos em que se quer acelerar o preparo dos alimentos.

Se um queimador mais potente pode fazer a diferença no seu dia a dia, não esqueça de olhar essa informação no modelo escolhido antes de comprar.

Verifique se o cooktop tem itens de segurança

Itens de segurança já são uma realidade na maioria dos eletrodomésticos e eletroportáteis por trazerem mais agilidade e tranquilidade no uso. 

No caso dos cooktops, principalmente se você optar por um cooktop a gás, identifique se ele vem com itens de segurança, como, por exemplo, bloqueio de controles, indicador de calor residual (para cooktops de indução ou elétricos) e detecção de superaquecimento.

Esses são só alguns dos diversos recursos de segurança que um cooktop pode ter. Avalie se a opção desejada tem um ou mais itens para que você possa utilizar sem preocupações extras.

Analise a facilidade de limpeza

Se for para comprar um cooktop, que ele garanta mais facilidade na limpeza, concorda? O material do cooktop pode influenciar nesse quesito já que, em nossa opinião, o inox pode dar um pouco mais trabalho para deixar limpo do que os modelos em vitrocerâmica, por exemplo.

Porém, o que de fato traz mais agilidade e torna os cooktops os queridinhos na hora de preparar refeições é o fato de existirem opções sem as grades/grelhas. Elas são muito comuns nos modelos tradicionais de fogões, mas também existem no cooktop a gás. 

No caso dos cooktops de indução e elétrico, elas não são necessárias, pois não há fogo, apenas o aquecimento por um processo eletromagnético ou resistência.

Se você é um amante da versão com grelhas, não tem problema. O cooktop a gás pode te atender bem. Agora, se você quer rapidez no preparo e na limpeza do seu cooktop, as opções com a chapa lisa, sem grade, com certeza vão ganhar o seu coração.

Fique atento ao tamanho e material das panelas

Fique atento ao tamanho e material das panelas

O tamanho e material das panelas não é um problema se você escolher um cooktop a gás, pois não há restrição quanto a esses aspectos e você pode optar pelo modelo de panela que você mais gosta.

Agora, se você já decidiu que quer um cooktop de indução ou cooktop elétrico, saiba que provavelmente precisará investir também em um jogo de panelas. Isso porque, para o cooktop de indução funcionar, as panelas devem ser de ferro fundido, aço inox ou fundo triplo.

Já no caso do cooktop elétrico, não é tão rigoroso, porém como ele costuma ser muito potente e seu aquecimento se dá por resistência, o recomendado é adquirir panelas reforçadas, também de ferro ou aço.

Sobre o tamanho delas, os cooktops de indução e elétrico vêm com uma área desenhada indicando o local dos queimadores, sendo essencial que as panelas acompanhem essas medidas. Isso com o intuito de não ter perda de calor ou mesmo o preparo demorar mais por conta delas serem maiores que a área delimitada.

Nesse sentido, fique atento a esses dois pontos para não se incomodar depois.

Descubra a complexidade da instalação

De todos, talvez o cooktop a gás tenha uma instalação um pouco mais complexa por conta do encanamento necessário para o gás

Porém, os outros modelos também demandam um certo esforço, pois precisam encaixar corretamente na bancada, bem como, devem atender alguns critérios de segurança para que tudo funcione bem. Como assim?

Se a sua cozinha é mais compacta e sob medida, provavelmente abaixo do cooktop ficará o forno, que nesse caso você precisará comprar separado. 

Para que ambos funcionem bem, é necessário fazer as instalações corretas para que o forno não aqueça a mangueira do gás ou mesmo a fiação elétrica do cooktop, por exemplo.

Na prática, todos necessitam de uma instalação assertiva e o ideal é contar com um profissional capacitado, assim você pode usar os eletrodomésticos com tranquilidade.

E então?

Como você viu ao longo do conteúdo, quando o assunto é cooktop de indução, elétrico ou a gás, tem muito a ser compreendido para optar pela melhor opção de cooktop.

Você também deve ter notado que a escolha depende de como é o seu dia a dia, quantas pessoas irão compartilhar do mesmo cooktop e com que frequência ele será utilizado.

Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido todas as suas dúvidas e que você tenha decidido qual é o melhor.

Aproveite para conferir nossas opções de cooktop de indução, elétrico ou a gás das melhores marcas!

Classifique isto post