Tempo de leitura: 15 minutos

Se você gosta de cozinhar e receber a família ou os amigos no final de semana para saborear um churrasco, com certeza tem em sua lista de sonhos uma área gourmet. 

Esse espaço tem conquistado cada vez mais pessoas por conta da praticidade e conforto que oferece na hora de recepcionar os convidados.

Por conta disso, neste conteúdo falaremos sobre a área gourmet externa, o que ela deve ter, materiais, revestimentos, telhado, iluminação, entre outros pontos importantes.

Continue a leitura e descubra como você pode criar uma área gourmet externa incrível!

O que ter na sua área gourmet externa?

A área gourmet externa conta com alguns itens bem específicos, outros nem tanto, mas essenciais para tornar esse ambiente funcional e aconchegante em todos os momentos. 

Nesse sentido, a seguir você confere os móveis, eletrodomésticos e utensílios que consideramos relevantes para este espaço. Vamos lá?

Tenha um lavabo ou banheiro

O lavabo ou banheiro não faz parte dos itens que pontuamos acima, mas é, de certa forma, muito importante para esse local de confraternização.

A grande vantagem é que ele passa a ser usado no lugar do banheiro da casa, normalmente sendo mais prático e rápido de limpar do que o banheiro interno.

Outro detalhe é a comodidade que você e os convidados têm para acessar o lavabo ou banheiro. Dependendo da visita, ela pode ficar desconfortável ao precisar pedir para utilizar o banheiro da casa.

Além disso, um aspecto que torna esse espaço relevante é a questão da higiene. A pia próxima à churrasqueira pode ser usada para lavar as mãos, mas é muito mais sensato higienizá-las no banheiro e, se ele estiver próximo, facilita ainda mais essa boa prática.

Agora, se o local que você planeja criar a sua área gourmet externa é limitado, o banheiro pode não ser viável. De qualquer forma, tente pelo menos construir um lavabo, pois ele é suficiente para garantir todos os benefícios que listamos acima.

Churrasqueira

A churrasqueira é um item indispensável na área gourmet externa e o mais bacana é que você encontra no mercado opções prontas, compactas ou grandes, elétricas, a gás ou a carvão. 

Se você tem a intenção de fazer sua área gourmet coberta, pode apostar em churrasqueiras elétricas ou a gás e também com materiais como o inox ou o metal, por exemplo. 

Agora, se esse espaço não terá nenhum tipo de cobertura, o clássico modelo de tijolinhos à vista é uma boa pedida.

Ah, mas esse modelo não está ultrapassado? Não! Tudo depende de como será a decoração desse ambiente.

Ideias de área externa gourmet com tijolinhos a vista Imagem da esquerda | Imagem do meio | Imagem da direita

Se você construir sua churrasqueira, lembre-se de utilizar tijolo refratário na parte interna, pois ele é resistente a altas temperaturas e é o material mais indicado para esse local. 

Atrelado a isso, nunca coloque a geladeira ao lado da churrasqueira, pois isso pode reduzir a vida útil dela.

Sobre o ambiente próximo à churrasqueira, é importante haver um espaço de circulação de 70 cm ou mais, permitindo a mobilidade do assador. 

Além disso, uma bancada ou ilha de fácil acesso e próxima à churrasqueira é essencial para o assador poder apoiar o garfo, faca, pegador, como também a tábua para cortar a carne. Ele necessita desse móvel de apoio, pois a churrasqueira geralmente não tem esse espaço disponível.

E a bancada é o próximo item que indicamos que você tenha na sua área gourmet externa.

Bancada ou ilha

O uso da bancada ou ilha na área gourmet dependerá do espaço disponível para os móveis. Se a metragem não é um problema, vale apostar em uma bancada maior em ambos os lados da cuba, para que você tenha mobilidade na hora de higienizar alimentos e lavar a louça, incluindo a tábua de carne, espetos e garfos, que são itens grandes.

Se a churrasqueira “fazer parede” com a bancada da pia, é interessante que o espaço entre a cuba e a parede da churrasqueira seja generoso, assim o assador pode trabalhar ao lado da churrasqueira.

Contudo, se a bancada precisa ser menor, uma ótima solução é a ilha, normalmente um pouco mais alta do que a pia, com um amplo espaço para realizar as atividades como temperar saladas, preparar tábuas de frios, separar ingredientes ou até mesmo cortar a carne.

Ideias de área gourmet externa com ilha Imagem da esquerda | Imagem da direita

O fato é que essa “mesa de apoio” faz diferença na área gourmet externa, pois sempre há o que colocar em cima, como copos, pães, talheres e pratos para as pessoas se servirem, por exemplo.

E claro, fique atento ao tipo de material dessa bancada ou ilha. Se for escolher para a bancada onde fica a cuba, as pedras como granito e quartzito são as mais recomendadas por conta da resistência

Para a ilha, além desses dois, você também pode optar pelo porcelanato, porém nunca utilize mármore, pois ele é poroso e pode manchar.

Geladeira

A geladeira é um eletrodoméstico necessário, pois não há churrasco sem bebida, concorda? Independente de ser uma reunião casual ou uma confraternização, é preciso ter um local para refrigerar as bebidas

Apenas fique atento a um detalhe: se a sua área gourmet externa é uma extensão da casa, de modo que a cozinha fica a poucos metros de distância, a geladeira não é obrigatória, pois você pode buscar o que for necessário na cozinha.

Esse detalhe impacta principalmente no consumo de energia, pois ao invés de ter duas geladeiras ligadas, você usa apenas uma para atender esses dois ambientes da casa.

Ideias de área gourmet externa que não tem geladeiraImagem da esquerda | Imagem da direita

Agora, se você quer uma área gourmet externa grande para receber muitas pessoas ou mesmo se ela ficará longe da sua cozinha, é interessante ter uma geladeira para garantir comodidade e praticidade na hora de preparar a comida ou mesmo servir os convidados.

E claro, não esqueça de definir o tamanho e a capacidade em litros da geladeira para esse ambiente. Para eventos maiores, uma opção grande é o ideal. Porém, se você costuma reunir poucos amigos ou familiares, uma geladeira mais compacta resolve.

Cuba

Que a cuba com torneira é essencial na área gourmet provavelmente você já sabe, certo? Nosso intuito de listar ela neste conteúdo é por conta de um detalhe que faz muita diferença: o tamanho

Isso porque, é comum vermos alguns projetos com cubas muito pequenas, com 37 cm de largura, por exemplo. 

Então quer dizer que ela não pode ser pequena? 

Até pode, o problema é que ela permitirá realizar pequenas tarefas, como lavar as mãos, mas o resto, como lavar a louça do churrasco, por exemplo, será inviável.

Nesse sentido, é fundamental optar por cubas grandes, com 45 cm ou mais, de modo que você tenha um espaço maior para manusear as louças e utensílios enquanto lava.

Atrelado a isso, também fique atento a profundidade da cuba, pois se for muito rasa pode dificultar na lavagem de peças, como a tábua de carne e também pode gerar respingos, o que pode ser evitado com uma cuba mais funda.

Sobre o material da cuba, as opções em aço inox são as mais indicadas por conta da durabilidade, beleza e higiene.

Cooktop ou fogão

Ideias de área gourmet externa com cooktop ou fogãoImagem da esquerda | Imagem do meio | Imagem da direita

O cooktop ou fogão também é um item válido para a área gourmet externa, principalmente se ela fica longe da casa, por exemplo. 

Preparar refeições ou mesmo pratos rápidos pode ser muito mais prático no mesmo ambiente onde as pessoas estão, ao invés de você precisar se locomover até a cozinha para isso.

Se você quiser preparar uma maionese e cozinhar algumas verduras para complementar o churrasco, está tudo próximo e ao alcance das mãos.

Há quem goste do fogão clássico, a gás e com as grades, como também há pessoas que preferem o cooktop a gás, elétrico ou por indução, pela praticidade e limpeza facilitada.

Independente da sua preferência, vale a pena ter esse eletrodoméstico na sua área gourmet, nem que seja um modelo menor, de 1 ou 2 bocas.

Fogão a lenha

O fogão a lenha é primordial? Não, mas estamos vivendo uma tendência na qual as pessoas estão novamente interessadas em ter esse item em suas cozinhas e área gourmet.

Isso porque, ele dá um toque de sabor todo especial na comida e é um grande aliado nos dias frios do inverno. Além disso, ele é ótimo se você gosta de preparar receitas clássicas ou diferentes, sem contar a economia de gás, sendo necessário apenas lenha para alimentá-lo.

Vale lembrar que você acha no mercado versões portáteis, mas também é possível construir conforme sua preferência.

Se for construir, recomendamos que você contrate um profissional, pois existem alguns detalhes que devem ser atendidos para que ele funcione bem e dure muitos anos. 

Forno

O forno é dispensável nesse local se você já tem um na cozinha. Bolos, tortas, pães e pratos mais elaborados como lasanhas, por exemplo, costumam ser feitos com antecedência, então podem ser produzidos na cozinha e depois levados para a área gourmet externa.

Agora, se aos finais de semana você prefere sujar a área gourmet e deixar sua cozinha organizada, vale a pena investir também em um forno para esse espaço, assim tudo pode ser feito, pois você conta com todos os aparelhos e acessórios também nesse ambiente.

Logo acima falamos do fogão tradicional e do fogão a lenha, certo? Se você escolher o fogão a gás tradicional, normalmente ele vem com forno embutido. 

Da mesma forma, o fogão a lenha, dependendo do modelo, também vem com forno embutido, então fica a seu critério se quer encontrar uma versão com tudo junto ou se prefere optar por cada um separado.

Chaminé e/ou coifa

Se você escolher uma churrasqueira de alvenaria, é bem provável que a chaminé seja do mesmo material. 

Essa é uma das opções, mas se ela for fabricada conforme o seu gosto, existem modelos mais ousados onde a base da churrasqueira é de alvenaria ou outro material, as laterais de vidro e a coifa de inox, garantindo sua funcionalidade ao mesmo tempo que agrega visualmente no espaço.

Ideias de área gourmet externa com churrasqueira com coifaImagem da esquerda | Imagem do meio | Imagem da direita

Nesse sentido, é essencial que a churrasqueira tenha essa saída da fumaça, que pode ser pela chaminé ou pela coifa, dependendo do tipo de sistema adotado.

Sobre a coifa, como dito, você pode usá-la na churrasqueira ou cooktop, podendo utilizar uma única coifa para atender os dois.

O importante de contar com um ou outro é que você evitará que a fumaça circule pelo ambiente e prejudique os momentos no espaço.

Mesa e cadeiras

Uma mesa com cadeiras é primordial, principalmente no momento das pessoas se servirem e se alimentarem. Fique atento, pois a metragem da sua área gourmet externa irá ditar se a mesa pode ser grande ou pequena.

Entretanto, para a escolha desse e dos demais móveis, é válido considerar também o número de pessoas, em média, que irão desfrutar desse local. 

Imagina que desconfortável será se você convidar 30 pessoas e só 15 puderem se sentar, concorda? Nesse sentido, faça uma estimativa para que poucas pessoas ou nenhuma fique em pé. 

Outro ponto importante sobre esse mobiliário é o material. Se a sua área gourmet é coberta, sendo impactada apenas pelo vento e calor, o cuidado não é tanto. 

Contudo, se elas ficarem expostas ao tempo, principalmente sol e chuva, é indispensável optar por modelos próprios para a área gourmet externa. Ou seja, mesas e cadeiras com materiais resistentes às condições climáticas, como o alumínio ou a madeira (quando tiver passado por um tratamento especial de verniz). 

Vale lembrar que existem outros materiais que também são duráveis e usados em mesas para esses espaços, então vale a pena você pesquisar.

Da mesma forma, se houver estofado nas cadeiras, é primordial que eles sejam emborrachados, plastificados ou impermeáveis, para não rasgarem, mancharem ou estragarem com a exposição ao clima.

Agora, se você consegue ter um controle maior, no sentido da mesa e cadeiras não ficarem expostas ao sol e chuva, por exemplo, você pode escolher o modelo que mais gostar e combinar com a decoração.

Sofás, poltronas e banquetas

Ideias de sofás e poltronas para a área gourmet externaImagem da esquerda | Imagem do meio | Imagem da direita

Além da mesa e da bancada com banquetas, se houver espaço disponível para aumentar o conforto dos convidados e de quem for aproveitar esse ambiente, é válido investir também em sofás e poltronas.

Na mesma lógica das cadeiras, que pontuamos no tópico anterior, esses móveis também devem ser fabricados com materiais resistentes e duráveis como o alumínio.

Em relação ao tecido, é recomendado que seja impermeável e que o mobiliário tenha tramas com fibras ou cordas náuticas, também materiais indicados para essa finalidade.

Esses móveis costumam ser mais caros que os comuns, mas a relação de custo-benefício é perceptível. E mesmo que não pegue chuva ou sol, o próprio calor pode danificar o revestimento dos móveis se não for apropriado para uso externo, por exemplo.

Contudo, se você não consegue investir tanto nessa parte, uma dica é pesquisar por modelos mais básicos de poltronas, sem estofado, por exemplo, e apostar em almofadas para deixar mais aconchegante, se fizer sentido na sua decoração. 

Utensílios e louças

Alguns utensílios e louças para a área gourmet são diferentes dos que você utiliza no dia a dia, por serem peças para churrasco. 

Nesse sentido, para a sua área gourmet externa, você precisará de uma tábua para churrasco, garfo e faca para cortar carne (normalmente são talheres mais alongados, justamente para o assador conseguir mexer a carne na grelha sem se queimar).

Esses são os principais, mas você também pode ter a espátula, pegador, moedor de temperos e afiador de facas. 

Além disso, dependendo da churrasqueira que você comprar, não vem incluso a grelha e os espetos, então esses dois itens são importantes para o uso da churrasqueira no dia a dia.

Petisqueiras e gamelas são opções esteticamente bonitas para oferecer a carne aos convidados ou mesmo para montar uma tábua de frios, por exemplo.

E ainda, pratos, copos e travessas são essenciais para permitir que as pessoas se sirvam individualmente e com facilidade.

Defina a decoração da área gourmet externa

Ao longo dos tópicos anteriores já abordamos algumas sugestões de revestimentos e materiais interessantes que você pode utilizar com tranquilidade na sua área gourmet externa.

Agora, queremos falar da decoração e a primeira dica é você considerar o estilo da sua cozinha se a sua área gourmet estiver próxima dela

Se logo ao sair da cozinha você se depara com a área gourmet, ou seja, se elas dividem a mesma parede, o indicado é apostar no mesmo estilo de decoração já usado na cozinha.

Na prática, suponhamos que sua cozinha seja clean, com uma decoração moderna, e na área gourmet você quer uma decoração mais voltada para o rústico. Você até pode fazer desta forma, porém visualmente não combinará.

Como a área gourmet acaba sendo uma extensão da cozinha, ficará mais agradável e bonito se você seguir com o mesmo estilo também nela.

Contudo, se você tem um jardim grande e a sua área gourmet externa fica distante da cozinha, você pode apostar em uma proposta de design diferente, pois esses dois ambientes são visualizados em momentos separados.

Sobre os elementos decorativos, objetos e design dos móveis, os mais utilizados são o estilo industrial, moderno, rústico, contemporâneo, entre outros

Nossa sugestão é que você identifique qual linha de design mais gosta e pesquise quais cores, texturas e formas são mais usadas no estilo em questão.

Qual a melhor cor para a área gourmet externa?

Definir a cor da sua área gourmet externa não precisa ser complicado. Se você optar por um estilo de decoração (industrial, moderno, rústico ou contemporâneo) notará que existe uma linha visual adotada, desde formas e texturas, até as cores. 

Na prática, se você escolher o estilo industrial, notará que as cores que se sobressaem são o preto e o cinza. Já em uma decoração moderna, as cores mais utilizadas são o branco, creme, cinza e marrom claro, mas também é possível encontrar algumas inspirações mais ousadas com cores como o laranja, azul e verde, porém em tons pastéis.

Se você ainda tem dúvida e quer na sua área gourmet cores que não percam a beleza e não se tornem cansativas com o tempo, os tons neutros são os mais indicados.

Ideias de área gourmet externa com cores neutrasImagem da esquerda | Imagem do meio | Imagem da direita

Claro, é importante ficar atento ao local onde essas cores serão utilizadas, pois existem espaços e móveis em que vale a pena apostar em um tom mais escuro por conta da sujeira e dificuldade de limpeza.

Por exemplo, perto da churrasqueira é interessante revestir ou mesmo pintar a parede com um tom mais escuro, já que pode respingar gordura. 

Hoje já existem revestimentos resistentes em diversas cores e para espaços específicos como a área perto da churrasqueira ou mesmo a parede rente à pia, pois são locais que necessitam desse acabamento forte para não serem impactados pela sujeira e uso no dia a dia.

Outro detalhe é a durabilidade das cores, principalmente se estivermos falando de tintas. 

Se a sua área gourmet tem paredes que ficam em contato com o sol e a chuva, é essencial optar por tintas que sejam específicas para o uso externo para não descascarem, desbotarem ou ficarem feias com o passar do tempo.

Sua área gourmet externa será única, então vale a pena pesquisar por inspirações na internet com foco nas cores que você gosta, assim você visualiza na prática e valida ou descarta as cores em questão.

Qual revestimento usar no chão da área gourmet externa?

O piso da área gourmet externa é um dos pontos mais importantes, pois se você escolher o revestimento errado, pode ter problemas.

Como esse ambiente terá um tráfego alto de pessoas, é essencial que o chão não seja escorregadio, ou seja, precisa permitir que as pessoas possam circular com tranquilidade, até mesmo se acontecer de alguém derrubar comida ou bebida no chão, por exemplo.

Nesse sentido, evite utilizar no chão o porcelanato polido ou outros que sejam muito lisos

Na lista de revestimentos a serem evitados também entram o piso vinílico e o piso laminado, pois podem desbotar ou empenar com o passar do tempo, ou mesmo com as ações climáticas.

Uma boa opção de piso para a área gourmet externa é o porcelanato EXT, que é menos escorregadio, mais robusto e resistente

Se for um espaço em área aberta, que pega chuva, por exemplo, o ideal é optar por pisos antiderrapantes.

Invista em uma boa iluminação

Se sua área gourmet externa for aberta ou contar com portas de vidro de correr, por exemplo, é possível aproveitar a luz natural durante o dia. Agora, quando pensamos na iluminação para o período noturno, é interessante investir além de uma luminária central.

Você pode usar pendentes acima da bancada, ilha ou mesa de jantar e spots para destacar objetos, plantas ou dar maior ênfase para a bancada da pia, por exemplo. Além disso, a fita de LED pode ser utilizada para destacar móveis e rodapés.

Ideias de iluminação para a área gourmet externaImagem da esquerda | Imagem do meio | Imagem da direita

Nesse sentido, é primordial que a iluminação ofereça a luminosidade correta na hora de preparar os alimentos, assar carne e nos momentos de interação com os convidados. E para acertar, definir a temperatura da cor das luminárias é essencial.

Escolha a temperatura da cor ideal para esse ambiente

Você já deve ter notado que existem lâmpadas com luz amarela e luz branca, certo? Essa, na verdade, é a temperatura da cor dela. No caso, existem três tipos: luz amarela (luz quente), luz branca (fria) e luz neutra.

Importante mencionar que essa temperatura da cor não é sobre a emissão de calor ou frio, mas sobre a tonalidade da cor da lâmpada.

Além disso, a temperatura da cor é medida em Kelvin (K), sendo a grandeza que expressa a aparência de cor de uma luz. Nesse sentido, para cada temperatura de cor há um mínimo e um máximo medido em Kelvin:

  • Luz amarela (luz quente): de 2.700K até 3500K
  • Luz neutra: de 4000K até 5000K
  • Luz branca (fria): de 5500K até 6500K.

E como usar essa informação, na prática?

A dica é analisar o tipo de “clima” que você quer criar para o ambiente, neste caso, a área gourmet externa. Você quer que tenha mais agitação, atenção ou que seja um espaço leve, confortável e intimista?

Se você quer um local com luz intensa, opte por luminárias com luz branca (fria). Entretanto, se você quer uma iluminação mais agradável, que deixe o ambiente mais aconchegante, a luz amarela (luz quente) é a ideal.

E temos ainda a luz neutra, que é o meio-termo. Ela é muito utilizada em projetos que demandam uma luminosidade maior para tarefas que exigem atenção.

Desta forma, nossa dica é que você analise e, se considerar válido, trabalhe tanto com a luz neutra, quanto com a luz amarela.

Na prática, você pode usar a luz neutra para iluminar a pia e a churrasqueira (internamente e externamente) e a luz amarela acima da bancada, mesa de jantar e para dar destaque em objetos e plantas, por exemplo.

Pense na cobertura da sua área gourmet externa

Aquele cômodo inutilizado próximo à cozinha pode se transformar na sua área gourmet externa. Você também pode construí-la rente à sua casa, como se fosse uma extensão dela, ou mesmo, pode fazer uma área completamente separada, no jardim.

Independente da escolha, em todos esses casos você deve pensar em como será a cobertura e de qual material. 

Se a sua área gourmet for afastada da casa, é interessante construir uma espécie de caminho coberto até ela, para que você e as outras pessoas não se molhem em dias de chuva para chegar até nesse espaço.

Além disso, se você deseja que a área gourmet tenha cobertura, existem algumas opções de materiais para essa finalidade, como o policarbonato, madeira, bambu e vidro temperado. Também é possível fazer a estrutura em madeira e colocar telhas comuns, ou seja, depende muito do seu gosto.

Uma opção bacana é o pergolado de madeira ou alumínio com o telhado de vidro, pois oferece beleza e luminosidade, ao mesmo tempo que protege o local em dias de chuva.

Coberturas para área gourmet externa com pergolado de madeira e vidroImagem da esquerda | Imagem do meio | Imagem da direita

Mesmo que seja uma área aberta, com bastante ventilação, fique atento ao tipo do material da cobertura para que ela garanta conforto térmico em dias quentes. Ninguém quer ficar em um espaço que, mesmo aberto, fica muito quente em dias ensolarados.

Quando for comprar o material para a cobertura da sua área gourmet, questione o vendedor sobre essas questões.

E então?

Como você viu ao longo do conteúdo, para criar uma área gourmet externa incrível é preciso ficar atento a alguns aspectos importantes, como os móveis, eletros, decoração, cores, revestimentos e materiais.

Mesmo que você decida fazer uma área gourmet simples ou pequena, por exemplo, é essencial considerar todos os detalhes para construir esse ambiente do seu jeito, com todo o conforto e beleza que você merece.

E já que falamos sobre a área gourmet externa, não deixe de conferir nosso blog post sobre Iluminação da área externa: como acertar!

Classifique isto post