Tempo de leitura: 8 minutos

A versatilidade do canto alemão é um dos seus maiores benefícios, pois, além de se adaptar a diversas propostas de decoração, ele otimiza espaço e consegue agregar um ou mais lugares, dependendo do espaço disponível, quando comparado com uma mesa normal.

Além disso, é comum surgir a dúvida se ele ainda é utilizado, se ele agrega nos projetos. E sim, ele é muito usado, pois é uma solução atemporal e pode ser feito sob medida ou adquirido pronto.

Contudo, existem alguns pontos que devem ser considerados na escolha do seu canto alemão, de modo que ele complemente sua decoração e também seja funcional.

Nesse sentido, continue a leitura e saiba mais sobre esse mobiliário, como a altura padrão, como calcular, materiais e dicas para você acertar na escolha!

O que é o canto alemão?

O canto alemão é uma solução diferenciada de mobiliário que otimiza o espaço e proporciona conforto na hora de tomar um café e conversar com amigos e familiares.

Isso porque, ao invés de utilizar cadeiras ao redor da mesa, a composição mais comum de uma mesa de jantar, por exemplo, no canto alemão você pode usar uma ou duas cadeiras, junto com um banco estofado, que é mais comum em formato de L, mas também é possível fazer ou encontrar opções com o formato em I ou U.

Ele tem esse nome porque era muito utilizado em bares, restaurantes e cafés na Alemanha. Ou seja, ele foi e é amplamente usado em locais comerciais e, com o tempo, se tornou o queridinho em projetos residenciais.

Basicamente, a função principal do canto alemão é garantir um maior aproveitamento do espaço ao mesmo tempo que oferece mais assentos.

Além disso, ele é geralmente instalado na cozinha, sala de jantar ou área gourmet, tudo depende do espaço disponível e de qual ambiente necessita dessa otimização.

A versatilidade poderia ser sinônimo do canto alemão, pois, de fato, são inúmeras possibilidades de desenvolvimento e aplicação nos cômodos. 

Inclusive, vale mencionar que ele pode ser fixo na parede, na versão flutuante, por exemplo, como também pode ser móvel, de modo que o banco pode ser afastado da parede para limpeza ou mesmo mudança de lugar, se o local permitir.

E ele não otimiza espaço apenas na questão dos assentos, possibilitando que mais pessoas se reúnam ao redor da mesa, mas também, na hora de guardar coisas diversas.

Isso porque, se você precisa de gavetas ou caixas para guardar itens como a árvore de Natal, álbuns de fotos, etc, pode optar por um modelo com gavetas ou mesmo com baú. Essa solução é muito bacana se no seu lar todo espaço necessita ser muito bem aproveitado.

E como acertar nas medidas? Não se preocupe, ao longo do conteúdo falamos sobre as principais medidas, especialmente se você for contratar um marceneiro para fazê-lo sob medida.

Qual a altura padrão de um canto alemão?

medidas padrão de um canto alemãoImagem: Retirada do perfil do Arquiteto Victor Gordeeff no Pinterest

As medidas padrão que apresentamos a seguir, na verdade, são medidas que permitem que você tenha um canto alemão confortável. Vamos lá?

  • Altura do banco, da base até o final dele (sem estofado): 45 cm. Se você tiver um estofado de 5 cm, teremos um total de 50 cm de altura, sendo este o máximo indicado para ter conforto. Caso você queira um estofado mais alto, a marcenaria precisará ser mais baixa, de modo que, independente da altura do estofado, você tenha uma altura total de 50 cm
  • Profundidade do banco: de 40 a 45 cm. Como você irá acrescentar o estofado no encosto, deve agregar na profundidade do banco a espessura dele. Se o estofado tiver 5 cm, por exemplo, então a profundidade do banco precisa ser 50 (45 cm dele + 5 cm de estofado) e assim proporcionalmente. Se você não considerar a metragem do estofado, o banco irá “sumir”, ficando muito estreito para sentar
  • Altura do encosto: 50 cm, isso considerando o banco com o estofado. Pode ser mais alto ou mais baixo? Pode, tudo depende da sua necessidade, essa é apenas a recomendação mais comum e usada nos projetos de arquitetura
  • Inclinação do encosto: você até pode fazer o encosto sem inclinação, mas ele ficará muito desconfortável, principalmente se você planeja utilizar esse móvel por períodos maiores. Nesse sentido, a inclinação mínima indicada é de 100 a 105 graus
  • Distância entre a mesa e o banco alemão: na verdade, não existe essa distância, pois eles devem ficar próximos, facilitando o alcance das coisas em cima da mesa. Entretanto, é recomendado que a mesa avance de 5 cm a 10 cm sobre o banco, trazendo aconchego, mas sem prejudicar no momento que as pessoas precisam entrar ou sair desse canto
  • Largura e profundidade da mesa: essas medidas dependem do espaço disponível na sua casa e, também, de quantos lugares você quer que o canto alemão tenha. Abaixo apresentamos algumas sugestões de metragens e quantos lugares é possível ter usando além das cadeiras, o canto alemão. 

metragens de canto alemão conforme a medida das mesasImagem original: Pinterest

Como calcular o canto alemão?

Como você viu no tópico anterior, se você tem uma mesa com medida padrão, já consegue se basear nas medidas dela para comprar pronto ou mandar fazer sob medida o seu canto alemão.

Agora, se você quer fazer esse ambiente do zero, precisa ter a medida total do local onde ficará o canto alemão com o banco, mesa e cadeiras.

Com a metragem em mãos, considere um mínimo de 50 a 60 cm que cada pessoa irá ocupar no banco e veja quantas pessoas podem ser acomodadas no canto alemão, nas medidas que você tem.

Suponhamos que no espaço disponível você tem 160 cm x 120 cm, ou seja, seu canto alemão será em L. Se considerarmos a sugestão de 60 cm, você poderá acomodar nele, de forma aconchegante, 4 pessoas ou, mais junto, 5 pessoas. 

E claro, como a ideia é que a mesa acompanhe a proporção do banco, nela você terá mais 3 lugares, pelo menos.

Nesse exemplo utilizamos o canto alemão em L, mas tudo depende do local aonde você irá colocá-lo. Você também pode optar pelo canto alemão em I ou U, basta usar a regra do espaço que uma pessoa ocupa, em média, para descobrir quantas pessoas você conseguirá acomodar confortavelmente.

No caso das mesas redondas, a metragem do banco pode ser maior, então, se, por exemplo, você tem uma mesa redonda de 80 cm, o banco pode ser de 120 cm x 120 cm, isso claro, respeitando o espaço que você tem.

Cuidados na escolha do material do canto alemão

O material do banco, da mesa e das cadeiras deve ser de qualidade, principalmente se você quer que esses mobiliários durem por muito tempo.

Se você quer o canto alemão sob medida, é muito comum as pessoas optarem pelo mesmo material para ele, a mesa e as cadeiras, mas nada impede que você inove e misture materiais.

No caso da mesa, ela pode ser toda de madeira (MDF, MDP, madeira de lei, etc), mas também pode ter os pés em madeira e a tampa em vidro, por exemplo. Ou ainda, ela também pode ter os pés de ferro e o tampo em madeira.

Já as cadeiras, podem ser de madeira, ferro ou plástico, tudo dependerá do estilo adotado para a decoração desse ambiente.

No caso do banco do canto alemão, em específico, a mais utilizada é a madeira, tanto pelo aconchego e beleza que esse tipo de material oferece, como também, pela durabilidade, dependendo da qualidade.

Como já mencionado, é bem provável que você queira um móvel durável, então será necessário investir bem para não se incomodar no futuro.

Se você mandar fazer sob medida, peça para que a tampa do banco (principalmente se ele for usado também como baú) seja reforçada, de maior espessura, para aguentar o peso das pessoas ao longo do tempo.

Em relação ao estofado do banco e do encosto, lembre-se de avaliar o material e a qualidade dele.

É importante que o material possa ser molhado, para o caso de alguém derramar algo em cima, e também, que ele seja fácil de limpar, pois com certeza irá cair migalhas de comida. Uma sugestão interessante é o couro sintético.

E ainda, existe um aspecto que precisa ser considerado na escolha do material: o local de instalação

Se por acaso você instalar o banco em uma parede que pega sol ou mesmo que esse móvel tenha contato com um ambiente úmido ou quente, fique atento, pois ele pode mofar ou apodrecer com o passar do tempo, principalmente se não for feito com material de qualidade e não ter a ventilação adequada.

Então, se você optar por uma madeira nobre, ela não irá estragar? Não necessariamente, mas com certeza ela será mais resistente a esses tipos de situações.

Dicas importantes para a escolha do seu canto alemão

Além de todos os pontos relevantes que abordamos até aqui, separamos mais algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de optar pelo canto alemão para o seu lar. Confira!

Mesa do canto alemão

Já falamos bastante sobre as mesas ao longo do conteúdo, mas não podemos deixar de mencionar mais alguns detalhes essenciais para a escolha dela.

Evite mesa quadrada, pois ela não favorece a circulação e pode dificultar a “entrada” e “saída” do canto alemão. Os modelos mais indicados para essa finalidade são as mesas retangulares, ovais ou redondas.

Outro aspecto são os cantos, mesmo que você não tenha crianças em casa, é recomendado que os móveis do canto alemão tenham os cantos arredondados, isso tanto pela estética, quanto pela circulação, evitando que as pessoas se machuquem.

E por fim, opte por uma mesa que tenha o pé no centro, assim otimiza o espaço e também facilita a acomodação das pessoas ao redor, como, por exemplo, a mesa saarinen, que tem o design que lembra o caule da flor Tulipa.

Inspirações de ambientes com a mesa saarinenImagem: Pinterest | Imagem: Casa Très Chic | Imagem: Pinterest

Canto alemão com baú ou gavetas

Se você quiser que o banco do seu canto alemão tenha um baú ou gavetas, alguns detalhes podem fazer a diferença no dia a dia.

No caso do banco com baú, vale a pena investir em dobradiças com amortecedor, assim evita bater a tampa, garantindo uma maior vida útil para ela.

Em relação ao acesso ao baú, você pode escolher entre duas possibilidades: uma é colocar o estofado do encosto 15 cm acima do banco, assim, quando for abrir a tampa, o estofado do banco não ficará trancado no estofado do encosto, impedindo a abertura correta da tampa

Inspirações de canto alemão com baú ou gavetasImagem: Pinterest | Imagem: Viajando no Apê | Imagem: Pinterest

Ou, você pode investir em estofados com velcro, de modo que quando for necessário acessar o baú, basta destacar as almofadas do banco e abrir as tampas, e você poderá ter o estofado do encosto rente ao estofado do banco.

Em relação às gavetas, opte por gavetas reforçadas, principalmente se você quer guardar objetos mais pesados nelas e também escolha corrediças telescópicas, que são mais estruturadas.

E ainda, lembre-se que é interessante a tampa ter uns 2 cm a mais para permitir que você pegue nela para abri-la, pois se ela for reta com banco, você terá dificuldades para ter acesso ao baú.

Base do banco recuada

Você pode escolher um modelo que tenha um recuo de 10 cm na base para evitar bater o calcanhar, ou pode optar pelo recuo em ângulo, assim as pessoas não batem o calcanhar no banco, como também, não sujam e não danificam o material dele.

Inspirações de canto alemão com a base recuada ou em ânguloImagem: Instagram | Imagem: Pinterest | Imagem: Pinterest

E então?

Como você viu ao longo do conteúdo, existem alguns pontos importantes que precisam ser considerados para que a escolha do seu canto alemão seja assertiva, desde as medidas do espaço disponível, até o material.

Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido as suas principais dúvidas sobre o assunto e que você saiba definir com clareza todos os detalhes do seu canto alemão, independente se ele for feito sob medida ou se você comprar pronto.

E se você quer dicas para investir na iluminação desse ambiente, não deixe de conferir nosso blog post sobre Luz direta, Luz indireta e luz difusa: como usá-las em casa?

Classifique isto post