Casa nova ou casa velha, a sua casa ou de alguém conhecido, você já deve ter se deparado com um banheiro sem janela. Parece improvável, mas isso é mais comum do que você imagina.
Se essa é uma realidade na sua casa ou apartamento, você sabe os diversos problemas que podem surgir pela ausência de uma janela. Mofo, umidade, deterioração dos móveis, mau cheiro entre outros.
Contudo, nosso objetivo não é focar no problema e sim, na solução. E para te ajudar, neste conteúdo apresentamos 6 dicas para você acabar com a umidade no seu banheiro e conseguir mantê-lo limpo e agradável. Continue a leitura!
A primeira dica do que você pode fazer para acabar com a umidade no seu banheiro sem janela, é instalar um exaustor.
Ele é um aparelho pequeno e capta, através da sua hélice, o ar do banheiro e joga para fora do imóvel por meio de um duto.
No caso de apartamentos, normalmente o prédio conta com um shaft, que é um vão interno que permite a passagem de instalações verticais e tubulações.
Além disso, ele pode ser instalado na parede ou teto do banheiro e precisa da energia elétrica para trabalhar.
A única ressalva sobre o exaustor é que, dependendo do modelo, o barulho que emite quando ligado pode incomodar. Nesses casos, o indicado é instalá-lo com um interruptor próprio, de modo que você possa ligá-lo apenas quando for necessário.
E se o barulho não faz diferença para você, para ter mais praticidade no dia a dia você pode optar por fazer a ligação dele direto no interruptor da luz do banheiro, assim quando você acender a luz, já irá ligar o exaustor.
Ou ainda, pode conectá-lo à fiação do chuveiro, para que ele seja acionado apenas quando o registro do chuveiro é aberto.
Apenas se lembre de contar com um profissional capacitado para verificar o que é viável no seu banheiro, bem como, para efetuar as instalações corretamente.
Se você é apaixonado por plantas, gostará de saber que elas podem ser grandes aliadas na hora de melhorar o ar, filtrar a umidade e evitar o surgimento do mofo no banheiro sem janela.
E claro, além de todos esses benefícios, elas também deixam o banheiro mais bonito e agradável, porém não são todas as plantas que gostam desse ambiente.
As opções mais indicadas são:
Essa é uma maneira bonita e acessível de diminuir a umidade do seu banheiro sem janela, concorda?
Se você tem por hábito manter a porta do banheiro fechada, considere mantê-la aberta quando o banheiro sem janela não estiver sendo usado.
Isso porque, essa pequena ação colabora para que o ar do banheiro seja renovado através da troca natural de ar com os demais cômodos do imóvel.
Claro que não resolve 100% o problema de umidade no seu banheiro, mas já ajuda a reciclar o ar, principalmente depois dos banhos.
Muito parecida com a ideia do exaustor, a grade de ventilação também permite a entrada e saída do ar, mas não precisa de energia elétrica para funcionar, pois esse processo ocorre naturalmente.
O bacana dessa opção é que ela não ocupa muito espaço, é discreta, pode ser instalada em qualquer abertura de parede ou porta e bloqueia a passagem de objetos ou insetos, por conta do seu design.
O desumidificador de ar pode ser uma saída para diminuir a umidade no banheiro sem janela, pois ele mantém o nível de umidade do ar na porcentagem adequada.
Suas turbinas fazem o ar do ambiente circular pelo aparelho. A partir do momento que esse ar entra em contato com a superfície fria do desumidificador, a água presente no ar, em forma de vapor, se condensa e passa para o estado líquido, ficando armazenada em um reservatório dentro do equipamento.
É válido mencionar que esse processo que o aparelho realiza evita a proliferação de bactérias, ácaros, mofo e o desgaste dos móveis. Só não deixe o produto entrar em contato com a água, pois existe o risco de choque elétrico.
O toalheiro térmico, também conhecido como toalheiro aquecido, aquecedor de toalhas ou mesmo toalheiro elétrico, é um porta-toalha que fica ligado na tomada.
Na prática, quando ligado, através de um sistema de irradiação de calor, sua estrutura se aquece e repassa o calor às toalhas penduradas, de forma totalmente segura e controlada.
Sobre a temperatura, ela pode variar conforme o modelo e marca, mas o mais comum são as opções com temperatura entre 35°C e 45°C, assim as toalhas molhadas são secas e as que estão secas são aquecidas.
Vale lembrar que o toalheiro térmico não dá choque em nenhum momento, não existe o risco de você se queimar ao encostar enquanto ele está ligado e ele também não danifica as toalhas.
Nesse sentido, o toalheiro aquecido acelera a secagem das toalhas, mantendo-as livres de fungos e bactérias e evitando a proliferação de umidade no ambiente.
É um investimento maior? Sim, pois os preços variam entre R$ 500,00 a R$ 5.000,00 (ou mais). Porém, essa opção pode ser mais viável do que fazer uma reforma estrutural para colocar uma claraboia no seu banheiro, por exemplo.
Tudo dependerá do quanto você consegue investir para se livrar da umidade no seu banheiro sem janela.
Como você viu ao longo do conteúdo, existem algumas possibilidades de ajustes que você pode aplicar no seu banheiro sem janela para evitar a umidade.
Claro que nenhuma delas funcionará tão bem quanto o trabalho que uma janela desempenha, mas com certeza essas pequenas mudanças irão deixar o seu banheiro menos úmido.
E se por acaso você está pensando em trocar de chuveiro, não deixe de conferir o nosso blog post sobre 7 melhores chuveiros elétricos para o inverno de 2024!
Você também deseja ter acesso a uma água cristalina, sem odores, sabores desagradáveis e livre…
Você já ficou sem banho por causa de um corte de energia, problema no sistema…
Sumário 1 Para calcular a iluminação de um cômodo conheça alguns conceitos básicos1.1 Fluxo luminoso1.2…
A torneira para banheiro é essencial nesse ambiente, pois permite que realizemos algumas atividades do…
A decoração da casa de praia exige atenção especial, já que o objetivo geralmente é…
Sonho de consumo para muitos, a torneira gourmet oferece praticidade e funcionalidade à cozinha. Embora…