Tempo de leitura: 2 minutos

Um arejador para torneira pode vir acompanhado de uma torneira ou pode ser instaladas separadamente. A sua principal função é redistribuir a água que vem do encanamento para gerar mais economia. Iremos explicar como funciona esse mecanismo e quais as suas vantagens, confira abaixo!

Como funciona arejador de torneira?

O arejador de torneira basicamente adiciona ar à água. Dessa maneira o fluxo irá diminuir, mas a sensação de volume permanecerá. O jato será mais suave e direcionado, sem tantos respingos. Quanto maior for a pressão da água na torneira, maior será a economia.

Essas peças podem vir acopladas nas torneiras, o que já é bem comum, ou você poderá fazer a instalação do arejador separadamente. Os modelos podem se diferenciar, oferecendo mais ou menos economia.

Quais as vantagens do arejador de torneira?

A função de um arejador de torneira é unicamente oferecer economia de água aos seus usuários. Essa economia pode variar de modelo para modelo, mas vai de 50% a 80%, segundo fabricantes. Exemplificando, uma torneira comum sem arejador tem vazão de 13,8 l/min, com a instalação de um arejador essa vazão cairá para 6 l/min, gerando uma economia de 57% segundo a Sabesp.

Caso a pressão de água for maior, uma torneira que consome 25,2 litros/minuto gerará uma economia de 19,2 litros. Assim, 96 litros de água deixam de ser desperdiçados em cinco minutos de lavagem de louça.

Mecanismos simples podem fazer muita diferença tanto no seu dia a dia quanto a longo prazo. A instalação de um arejador deixará o seu fluxo de água melhor, gerará economia e ainda estará ajudando o meio ambiente.

Arejador para torneira

 

1.6/5 - (26 votes)