5 dicas para você aproveitar melhor o seu ventilador

Tempo de leitura: 4 minutos

Como refrescar o ambiente com ventilador

Com o calor incessante do verão tudo o que queremos é achar formas de nos refrescarmos e deixarmos os ambientes mais agradáveis. Para quem procura uma solução boa e econômica, o ventilador é uma ótima opção. O problema é que muitas vezes não sabemos como utilizá-lo da forma adequada para que ele realmente esfrie o ambiente.

Para lhe ajudar a aproveitar melhor o seu produto e lhe mostrar como ele pode ser eficiente, preparamos essa matéria cheia de dicas para refrescar sua residência. Confira abaixo!

Posição ideal para o ventilador refrescar

O objetivo do ventilador é fazer a circulação de ar do ambiente, refrescando-o e não deixando o ar quente entrar. O ar frio é mais pesado do que o ar quente, sendo assim, o ar frio fica embaixo no ambiente e o ar quente fica em cima. Por conta disso, caso você tenha um ventilador de coluna ou ventilador de mesa, posicione-os para cima para que o ar quente saia dali.

Além disso, por mais que pareça estranho, você pode apontar o seu aparelho para a janela. Não diretamente na frente da janela, apenas de maneira que o vento do equipamento impeça o ar quente de entrar na sua casa, permanecendo apenas o ar mais fresco.

 

Ventilador de teto + Ventilador de coluna

Para os dias que o calor está imbatível, aposte no ventilador de teto junto com o de coluna. Posicione o modelo de coluna para a janela, de modo que ele não permita a entrada de ar quente, como explicamos no tópico anterior.

O ventilador de teto deve ser usado no modo exaustor. Essa configuração faz com que ele puxe o ar quente para cima e dissipe-o.
Usando os dois aparelhos dessa maneira você irá tirar o ar quente do ambiente e também impedirá que ele entre novamente. Assim o ambiente ficará mais ameno e agradável.

Noites frescas, ambientes quentes

Durante o dia, o sol pode bater na nossa casa ou apartamento o tempo inteiro, fazendo com que todas as paredes e móveis fiquem quentes. Quando anoitece ou chove fica agradável ao ar livre, mas dentro de casa continua muito abafado.

Para driblar esse calor durante a noite, use o exaustor do ventilador de teto e deixe as portas ou janelas abertas, em direções opostas.
Como já mencionamos, o exaustor irá jogar o ar quente para fora do ambiente. Já as portas e janelas, abertas em direções opostas, farão com que o ar fresquinho de fora circule e refresque a casa inteira.

Ventilador + Ar condicionado

Se você já conta com um ar condicionado mas está procurando formas de economizar, essa dica é para você! O ventilador tem um consumo energético muito menor e pode baixar até 3ºC do ambiente, auxiliando no trabalho do ar condicionado.

Em vez de colocar a temperatura do ar em 18ºC, coloque em 20ºC ou 21ºC e ligue o ventilador. Ele vai fazer com que o ar frio se arraste com maior velocidade no corpo de quem estiver no ambiente. Isso promove maior perda de calor, reduzindo a sensação térmica. O termostato estará em 20ºC, mas a sensação térmica será menor.

Vale a pena lembrar que você deve desligar o ventilador quando não tiver ninguém no ambiente, pois ele somente circula o ar e você estará gastando energia sem necessidade.

Ventiladores limpos

Pode até parecer besteira, mas a poeira que o seu aparelho acumula interfere no seu desempenho e na qualidade do ar. Além da poeira em excesso prejudicar pessoas que possuem rinite e outras alergias, ela irá prejudicar o funcionamento do seu produto.

O ideal é limpar o seu ventilador a cada 15 dias quando você está usando-o com bastante frequência, já quando ele não é tão usado aposte em limpezas mensais.

Dica Extra: Como limpar o ventilador?

O primeiro passo a ser tomado para limpar o seu aparelho é garantir que ele esteja fora da tomada, no caso dos modelos de teto você deve desligar a chave de força.

Na hora de limpar um ventilador portátil você deve retirar as grades do aparelho, que normalmente são só encaixadas. Comece passando um pano seco ou o aspirador de pó pelas hélices e pelas grades, isso já deve remover uma boa parte da sujeira. Depois passe uma esponjinha úmida com detergente para remover o resto das impurezas. Por fim, passe um pano seco para tirar a espuma feita pelo detergente e secar o aparelho. Tenha certeza que não há nenhum resquício de água antes de ligar o ventilador novamente.

Para limpar o ventilador de teto você seguirá basicamente os mesmos passos, só não irá precisar tirar as suas grades. Use um pano seco para tirar a poeira superficial, passe uma esponja úmida com detergente e seque. Vale lembrar que não é seguro você se apoiar nas hélices do aparelho, pois elas não são feitas para suportar peso.

Caso o seu ventilador seja de metal ou possua partes metálicas, os polidores de metais serão grandes aliados para garantir um visual de novo a cada vez que você limpá-lo. Também é válido colocar algumas gotas de óleo na parte móvel do sistema giratório duas vezes ao ano, isso irá melhorar o seu funcionamento e desempenho.

Gostou das dicas? Então clique aqui e confira nossa linha completa de ventiladores!

5/5 - (1 vote)
Compartilhar

Posts recentes

Sala integrada com cozinha: 5 dicas para arrasar na decoração!

A sala integrada com cozinha faz parte cada vez mais dos projetos arquitetônicos por conta…

6 dias atrás

Dia das Mães: 8 sugestões de presentes úteis até 150 reais

O Dia das Mães acontece esse ano no dia 12 de maio e essa data…

2 semanas atrás

Cuba para banheiro pequeno: saiba como escolher e confira inspirações

Se escolher a cuba para banheiro já é uma tarefa complicada, imagina definir o modelo…

2 semanas atrás

Como escolher o pressurizador de água ideal para sua casa?

Se você enfrenta problemas de baixa pressão de água em sua casa, sabe o quão…

3 semanas atrás

Cuba DocolMassima: 7 motivos para você ter uma!

A Cuba DocolMassima é uma das mais desejadas da marca por conta da sua beleza,…

4 semanas atrás

5 erros comuns na iluminação da cozinha que você precisa evitar

A cozinha é um dos espaços mais idealizados na hora de construir. São tantos detalhes,…

4 semanas atrás